domingo, 21 de fevereiro de 2016

1 Pedro 2:20

1 Pedro 2:20 - Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
POIS, QUE GLÓRIA É ESSA. Continua o autor escrevendo sobre a situação dos escravos em relação aos seus senhores e como deviam os servos cristãos se comportarem com os seus senhores, porque disto dependia em muito o tratamento recebido. O apóstolo não aprovava a rebeldia dos servos contra seus senhores, porque segundo podemos entender, se os servos se comportassem mal com os seus deveres, deviam ser repreendidos. Se agindo certo eram maltratados, imagina rebelando-se.

SE QUANDO COMETEIS PECADO. Certamente, o apóstolo se refere a lei da colheita, conforme a semeadura, principalmente no tocante ao erro com suas consequências. O evangelho da verdade aconselha aos servos de Deus que não se deve viver na prática deliberada do pecado, porque o resultado disto é a morte espiritual. Da mesma forma é quando alguém não obedece as determinações dos seus superiores terrenos. Os servos deviam se sujeitar aos seus senhores, porque isso era bom para eles próprios.

E SOIS POR ISSO ESBOFETEADOS. Nesta mesma epístola, o autor aconselha aos seus leitores que estejam sujeitos a todas as autoridades, porque não há autoridade que não venha de Deus, e as autoridades são constituídas por Deus. Um pouco antes, o escritor também recomenda que os servos devem obedecer aos seus senhores. Se estas recomendações não forem postas em prática, o resultado era que os inferiores fossem castigados pelos seus superiores, sejam as autoridades ou os senhores deles.

SOFREIS COM PACIÊNCIA? Quando um cidadão comete um crime, conforme as leis do seu país, e é condenado pela justiça, ele tem a obrigação de quitar a sua dívida com a justiça dos homens. Se um escravo também cometia atos de rebeldia para com o seu senhor, ele era castigado pelo seu erro, e já sabia que as coisas funcionavam assim mesmo. Da mesma forma é quando um servo de Cristo entra pelo caminho da desobediência as doutrinas cristãs, ele sabe que disto resultam as consequências.

MAS SE, QUANDO FAZEIS O BEM. Neste caso, fazer o bem, conforme o contexto é o cidadão obedecer ás leis criadas e constituídas pelas autoridades. Bem como os servos se sujeitarem as regras ordenadas pelos seus senhores, assim sendo, ambos estarão fazendo o bem, tanto aos outros, como e principalmente a si mesmo. No caso do dever cristão, não é diferente, quando um servo de Cristo obedece aos mandamentos do evangelho da verdade, ele faz o bem a todos, e a si mesmo também.

E SOIS AFLIGIDOS. O autor escreve neste ponto de sua carta, sobre as injustiças humanas praticadas pelas autoridades contra os cidadãos, como também dos senhores contra os seus escravos, bem como dos ímpios contra os servos de Deus e de Cristo. É quando a pessoa é do bem, mas é penalizada pelas injustiças dos homens.

ISSO É AGRADÁVEL A DEUS. O apóstolo escreve sobre como Deus ver as injustiças dos homens e a forma como o Senhor fará o reparo de tal injustiça, pela sua bondade. Deus é justo e reto, de forma que, cada um será compensado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...