segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:2-3

1 Pedro 3:2-3 - Considerando a vossa vida casta, em temor. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de joias de ouro, ou o luxo dos vestidos.
CONSIDERANDO A VOSSA VIDA CASTA. Continua o apóstolo transmitindo seus conselhos bem práticos ás mulheres cristãs em como elas deviam proceder para glória do nome de Cristo, principalmente aquelas que seus maridos ainda não eram convertidos. As irmãs foram exortadas a que vivessem uma vida casta com simplicidade, com modéstia e submissão, que as distinguiam das demais senhoras da sociedade, que buscavam viver uma vida de vaidade e de luxúrias exageradas.

EM TEMOR. Esse temor pode ser traduzido em duas vertentes. Primeira, o temor devido a Deus que é o juiz dos vivos e dos mortos, ele que por meio de sua Onipresença esta em todos os lugares, e por meio de sua Onisciência conhece todas as coisas, inclusive os procedimentos de todas as servas dele. Depois, temor aos seus maridos em forma de respeito e consideração, porque segundo a palavra de Deus, o esposo é o cabeça do lar, e, portanto, o administrador da família.

O VOSSO ADORNO. Historicamente, os homens sempre foram mais modestos em suas maneiras de se vestirem e de se arrumarem. Porem, as mulheres sempre buscaram se destacar pela sua própria beleza, além de se enfeitarem com seus adornos e enfeites dos mais diversos. Estes adornos são: as vestes nos mais variados formatos, colares, pulseiras, brincos, calçados e vários enfeites para os cabelos, além das maquiagens. As mulheres cristãs deviam evitar essas coisas.

NÃO SEJA O VOSSO ENFEITE EXTERIOR. Estes enfeites sãos os mesmos já citados no texto anterior e que tem como finalidade tornar a mulher mais atraente. Mas, como a recomendação é direcionada as mulheres casadas, elas não precisavam mais chamar a atenção dos homens, haja vista que já tem seus maridos. Em muitos casos, estes adereços exteriores servem para esconder uma personalidade distorcida ou um caráter maquiado, coisa que não pode acontecer com uma mulher cristã.

COMO AS TRANÇAS DOS CABELOS. As mais variadas formas de penteado dos cabelos das mulheres variam de cultura para cultura, dificilmente há um padrão para todas, até porque as mulheres na sua grande maioria são impulsivas quanto à vaidade. As tranças com seus formatos diversos e os broxes dos mais variados eram muito usados nas culturas pagãs como enfeites e adornos na beleza feminina, coisas que eram evitadas pelas mulheres judias e também cristãs.

OU O USA DE JOIAS DE OURO. As mulheres mais pobres eram sempre modestas em suas maneiras de procederem com seus adornos, até mesmo pela condição econômica desfavorável. No entanto, as que tinham uma condição financeira mais confortável abusavam do uso de joias de ouro e de outros metais preciosos.

OU O LUXO DOS VESTIDOS. O evangelho das boas novas recomenda que as mulheres cristãs devem comportar-se com modéstia e simplicidade em tudo que fazem. Na maneira de se vestirem, elas devem honrar o nome de Cristo nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...