domingo, 28 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:21

1 Pedro 3:21 - Que também agora, por uma verdadeira figura, o batismo vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.
QUE TAMBÉM AGORA, POR UMA VERDADEIRA FIGURA. O que aconteceu na época de Noé, e com o dilúvio que destruiu os rebeldes e desobedientes, agora, serve como uma ilustração do que pode acontecer na nova dispensação. Na realidade, as Santas Escrituras estão cheias de ensinos comparativos, ora por meio de parábolas, outra vez por meio de metáforas, vez por meio de ilustrações e outros tipos de figuras de linguagens que falam sobre verdades do reino de Deus.

O BATISMO VOS ALVA. De acordo com a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, o batismo, seja ele em água ou o batismo espiritual, tem uma importância fundamental na confirmação de que alguém faz parte do novo povo de Deus, que é a igreja. O batismo em água é a confirmação de que alguém se arrependeu dos seus maus caminhos e passou a ser uma nova criatura, assim como o batismo espiritual é a confirmação de que somos filhos de Deus.

O QUAL NÃO É O DESPOJAMENTO. Mas, o autor faz uma ressalva de que o batismo cristão não é a segurança de que alguém está completamente livre da natureza humana com suas falhas e desvios de conduta. Para que um discípulo de Cristo continue desfrutando da promessa de salvação, se faz necessário renunciar aos desejos desta esfera da vida terrena, além de se dedicar ao reino de Deus.

DA IMUNDÍCIA DA CARNE. Com a queda da raça humana lá no princípio da história da humanidade houve alterações significativas na estrutura espiritual do ser humano, quando a realidade nos mostra que o homem passou a ser dominado pelos seus desejos carnais. Portanto, o batismo cristão não blinda ninguém de ser tentado e atraído pelas suas próprias concupiscências a praticar as imundícias da carne, prejudicando assim o processo de santificação, importante para a salvação.

MAS A INDAGAÇÃO DE UMA BOA CONSCIÊNCIA. Para que alguém chegue a participar de maneira legítima do batismo cristão, conforme o evangelho da verdade, essa pessoa já deve ter passado pela transformação de vida, chegando a ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Assim sendo, essa mesma pessoa tem cumprido os requisitos dispostos no evangelho da nova dispensação, por isso se sente com a consciência leve, tendo o privilégio de participante da família de Deus.

PARA COM DEUS. Quem exerceu a sua fé genuína em Cristo Jesus e na sua eficaz obra de redenção, quem se arrependeu verdadeiramente dos seus maus caminhos e passou a trilhar o caminho do evangelho, quem nasceu de novo e foi regenerado pelo poder do evangelho, sabe que é perante o Senhor Deus Criador que tem que prestar contas de suas intenções e pensamentos.

PELA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO. Saber que Cristo ressuscitou de entre os mortos, subiu ao céu, e está assentado a destra de Deus como nosso intercessor e advogado, nos traz a segurança de que tudo que envolve a vida cristã é positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...