domingo, 21 de fevereiro de 2016

1 Pedro 2:19

1 Pedro 2:19 - Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.
PORQUE ISTO. Que os irmãos convertidos ao cristianismo, mas que eram servos dos senhores de escravos, se sujeitassem aos seus patrões, no Senhor, para que houvesse paz social entre todos, uma vez que, bastavam às perseguições do Estado contra os cristãos. O conselho do apóstolo visava o bem-estar dos mais pobres da igreja e a paz em seus ambientes de trabalho. Além de serem muito pobres e estarem excluídos da sociedade, não era bom que fossem oprimidos ainda mais.

É AGRADÁVEL. O escritor afirma que é bonito de se ver que os irmãos se comportassem de tal maneira com os seus patrões, em atos de obediência a eles, ao ponto de se tornarem agradáveis perante os seus senhores. Tal comportamento de submissão conquistava o coração dos seus senhores ao ponto destes usarem de bom censo em praticarem a benevolência para com os irmãos. Seja qual for a situação social de um servo de Deus, agindo corretamente, rende glórias para o nome de Cristo.

QUE ALGUÉM. Este alguém sobre o qual o apóstolo se refere diz respeito aos cristãos que eram escravos. No tempo da igreja primitiva e quando esta epístola foi escrita, as leis e os costumes permitiam o regime de escravidão social. Graças a Deus, que há muitos anos que esta chaga social foi banida do mundo, principalmente das nações civilizadas. Mas, para a época, o fato de alguém se converter para Cristo, não era motivo de se libertar do regime social de escravidão, neste aspecto, não mudava nada.

POR CAUSA DA CONSCIÊNCIA. O peso da consciência é o que de fato se pode chamar de peso pesado, porque é algo que se torna insuportável na cabeça daqueles que tem a consciência viva, que é diferente daqueles que tem a consciência adormecida ou morta. Ter uma boa consciência para com Deus é ter a certeza do dever comprido diante daquilo que é a vontade do nosso Pai celeste. A maior satisfação de um servo de Deus é ele se sentir livre de culpas, por sempre executar o querer do seu Deus.

PARA COM DEUS. O verdadeiro temor a Deus é que leva o ser humano a viver uma vida digna perante o Deus que é juiz dos vivos e dos mortos. Todo ser humano é falho em seus procedimentos, por isso que precisa do arrependimento para consertar os seus erros e continuar na busca em agradar ao Criador. O Espírito Santo trabalha na mente do servo de Cristo para lhe testificar a respeito da verdadeira conversão de vida. A santificação é um processo que não tem estagnação nunca.

SUPORTE TRISTEZA. Aqueles que faziam parte da igreja primitiva viviam sob pressão para negarem o nome de Cristo e a fé deles era posta a prova todos os dias. A história do cristianismo conta de milhares que foram perseguidos, outros foram presos e outros tantos foram mortos por meio do martírio. O autor recomenda aos irmãos que suportassem tais aflições como servos de Cristo, até porque, muito mais sofreu nosso Senhor Jesus Cristo, mas não fugiu do seu compromisso e missão.

PADECENDO INJUSTAMENTE. O que os opositores do reino de Deus praticavam de maldade contra os cristãos daquela época eram obras de pura perversidade e injustiça. Os servos de Cristo, mesmo estando certos, eles eram hostilizados pelos chefes das demais religiões daquela época, que se utilizavam das autoridades do Estado para maltratarem, perseguirem e confiscarem os bens dos que confessassem a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...