terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

1 Pedro 2:13-14

1 Pedro 2:13-14 - Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano. Quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.
SUJEITAI-VOS. Houve um tempo na época da igreja primitiva em que alguns que faziam parte do cristianismo desejavam mesmo morrerem em defesa do evangelho para serem considerados mártir do cristianismo e morrerem em nome de Cristo. Todavia, Pedro como liderança religiosa da igreja de Cristo buscava desestimular tal atitude, aconselhando que os irmãos não desafiassem as autoridades civis porque elas também estão a serviço do Senhor, cumprindo seu papel nesta terra e no mundo.

A TODA AUTORIDADE HUMANA. Essa frase cobre um leque muito grande de pessoas que ocupam posições elevadas perante a sociedade, sejam elas autoridades civis, políticas ou religiosas. Desde que há humanidade sobre a terra que a sociedade busca se organizar por meio das instituições humanas. E as autoridades governamentais são um mau necessário, porque por meio delas a sociedade se organiza para manter o controle e evitar assim o caos. Sujeitai-vos a elas.

POR CAUSA DO SENHOR. Os cristãos mais radicais buscam isolar essas autoridades humanas da administração universal de Deus sobre todas as coisas, mas, o evangelho da verdade afirma de que não há autoridade que não tenha sido constituída por Deus. De forma que, quando alguém obedece as leis estabelecidas pelas autoridade governamentais, indiretamente elas estão obedecendo as ordens de Deus, que é quem permite que se levantem as autoridade para governarem.

QUER SEJA O REI, COMO SOBERANO. Nos dias de hoje, são pouquíssimos países que constituem seus monarcas como rei, percebe-se que a maioria dos países na atualidade tem como mandatário um presidente da república ou um primeiro ministro como governante. Mas, nos tempos mais antigos das civilizações, a figura do rei predominava na maioria ou em quase todas as nações, em que uma família real reinava por muito tempo por meio das dinastias, com a monarquia reinante.

QUER AS AUTORIDADES, COMO ENVIADAS POR ELE. O apóstolo Paulo aborda este mesmo tema em Romanos capítulo treze, quando afirma que as autoridades foram e são enviados de Deus ou constituídos por Deus para cumprirem tais papeis perante a sociedade. Como o Senhor é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, os leitores de Pedro precisavam entender que, até mesmo as autoridades ímpias, estão sob o governo do Criador de todas as coisas. Tudo e todos cumprem missões comissionadas.

TANTO PARA CASTIGO DOS MALFEITORES. No entendimento de Pedro, as autoridades cumprem suas funções públicas a serviço da ordem social e do bem-estar da grande maioria, e conforme este pensamento, quem agir contrário a estas leis, do bem-estar comum, arca com as consequências. Quem não obedecem as instituições governamentais e busca criar problemas no meio da sociedade se dá mal, porque é considerado como transgressor da lei, e portanto, criminoso é.

COMO PARA LOUVOR DOS QUE PRATICAM O BEM. Por outro lado, quem procura viver bem em sociedade, tem a proteção e o apoio das autoridades governamentais. Os servos de Cristo não podem viver no mundo sem obedecerem as autoridades humanas, pelo contrario, os cristãos são obrigados a serem bons exemplos de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...