segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:1

1 Pedro 3:1 - Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres.
SEMELHANTEMENTE, VÓS MULHERES. No capítulo anterior o nosso escritor tinha transmitido aos seus leitores seus conselhos de como os cristãos deviam ser sujeitos as autoridades constituídas por Deus, bem como os servos também deviam se submeter aos seus senhores. Agora, ele dá início a este terceiro capítulo aconselhando as mulheres cristãs de como elas deviam proceder principalmente para com os seus maridos que ainda não haviam se convertido para o cristianismo.

SEDE SUBMISSAS. Esta submissão se traduz por atos de obediência ao chefe da família, seja ele seguidor do evangelho ou não. O cristianismo é filho do judaísmo e muitos dos conceitos e das boas tradições da nova religião foram herdadas da antiga religião dos israelitas. Mas, é bom lembrar que esta submissão não é a mesma coisa que escravidão ao ponto de fazer com que as servas de Deus façam coisas que desagradem a Deus. Porque o Senhor está à cima de qualquer homem.

A VOSSOS MARIDOS. As Santas Escrituras dispõem sobre como deve ser o comportamento de cada membro da família dentro da conjuntura familiar, de tal maneira que, se todos obedecerem aos preceitos de Deus, neste particular, tudo dará certo, e a paz é o que prevalecerá entre todos. No caso da mulher, como gestora do seu lar, ela deve ao seu marido submissão, o que vai gerar harmonia e paz dentro do lar. O marido é o chefe, que é o cabeça dentro do matrimônio.

PARA QUE TAMBÉM SE ALGUNS DELES. Essa submissão da esposa ao seu marido resultará em boas perspectivas no plano da salvação dentro das famílias e a mulher ocupa um papel fundamental na conversão dos seus esposos. Desde os primórdios da formação da igreja que a comunidade cristã é composta por famílias formadas de esposas convertidas, mas com maridos, que na maioria das vezes, não querem aceitar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

NÃO OBEDECEM À PALAVRA. É muito difícil para as mulheres cristãs pregarem para seus esposos que não são convertidos, até porque o evangelho declara que elas são inferiores dentro da estrutura familiar aos seus maridos, e por isso, fica complicado para o que se acha inferior ganhar a confiança do seu superior. Além do mais, a sociedade sempre foi estigmatizada pelo machismo, e com isso, os homens sempre se acharam superiores às mulheres, conforme as culturas antigas.

SEJAM GANHOS SEM PALAVRAS. O autor acaba por afirma que as irmãs não precisam se preocupar com a pregação da palavra de Deus para seus esposos que ainda não obedecem à palavra de Deus. O que o apóstolo tenta demonstrar para as irmãs é de que melhor é evitar as discussões no lar, por conta da palavra de Deus.

PELO PROCEDIMENTO DE SUAS MULHERES. Um bom testemunho de vida que uma esposa cristã pode e deve dar para seu marido vale mais que muitas pregações. Quando não se pode pregar por palavras, então, se prega com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...