segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 2:25

1 Pedro 2:25 - Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
PORQUE ÉREIS. Temos aqui duas situações. A primeira delas é quando o pensamento do apóstolo se volta para os povos gentios dos quais a igreja de Cristo na sua grande maioria sempre foi formada, povos que estavam fora do alcance da aliança da lei, que foi exclusivista com os israelitas. A segunda situação fala também de quando os leitores de Pedro ainda não eram discípulos de Cristo, e que, portanto, viviam na velha vida para o mundo e para a carnalidade.

DESGARRADOS. Assim vive o homem natural, que ainda não se converteu dos seus maus caminhos para uma nova vida em Cristo Jesus. Este viver desgarrado é a mesma coisa que ser levado pelo vento para qualquer lugar ou situação, sem ter alvos definidos nem lugar certo para pousar. Os incrédulos não sabem de onde vieram, não procuram compreender quem efetivamente são, nem muito menos se interessam em descobrir para onde irão no futuro ou destino eterno.

COMO OVELHAS. Em sua metáfora comparativa, o escritor via os seus leitores antes de se converterem ao cristianismo, como ovelhas desgarradas e perdidas. E esta é a situação daqueles que não buscam as coisas do reino de Deus, eles são definidos pelo evangelho como seres alienados que não tem noção da real situação de perdição em que se encontram. Uma ovelha desgarrada ou que se desviou do rebanho esta desprotegia e passa a viver sujeita aos perigos e males.

MAS AGORA. Este “agora” a que se reporta o nosso escritor diz respeito ao novo tempo ou dispensação da graça de Deus por meio de Cristo Jesus ou o escritor também pode estar se referindo ao tempo da vida dos seus leitores depois da transformação em novas criaturas em Cristo Jesus. Seja como for, o autor nos escreve sobre uma nova situação para aqueles que buscavam viver uma nova experiência com o evangelho de Cristo, tendo nascido de novo para Deus.

TENDES VOLTADO. Certamente, o autor se reporta ao foto dos seus leitores terem aceitado a Cristo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, quando deixaram o judaísmo ou as religiões pagãs pelo cristianismo verdadeiro. Se voltar para Cristo é uma viagem de retorno porque o evangelho diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e quando um pecador se arrepende dos seus maus caminhos e aceita a Cristo, está voltando para os braços de Deus.

AO PASTOR. Jesus mesmo declarou em João 10:11 - Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Nas profecias correspondentes ao Messias, Deus já prometera de que o seu Cristo viria como Pastor que cuidaria do seu rebanho (Isaías 53:6). E quando esteve exercendo seu ministério na terra isso foi uma realidade na vida do Grande Pastor das ovelhas, Jesus Cristo, o Salvador.

E BISPO DAS VOSSAS ALMAS. Dentro deste texto, a palavra “bispo” provavelmente se refere a “guardiã” e se encaixa muito bem no papel exercido por Cristo quanto a sua igreja, porque é ele quem protege sua igreja dos ataques do império do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...