segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:4

1 Pedro 3:4 - Mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas.
MAS SEJA O DO ÍNTIMO. No texto anterior o autor vinha aconselhando ás senhoras casadas que faziam parte do corpo de Cristo, a igreja, que procedessem com simplicidade e modéstia com os usos e costumes exteriores. Agora, ele incentiva que as mesmas sejam ávidas nos dons e nas boas qualidades interiores de quem realmente serve a Cristo com fidelidade de espírito e alma. Não adianta a pessoa se enfeitar toda por fora com joias e vestes bonitas e ter o interior sujo.

DO CORAÇÃO. O apóstolo atenta para uma vida de transparência das santas mulheres que confessam o nome de Cristo, seja diante da sociedade, no seio de sua família e principalmente para com a igreja de Cristo. Quando se fala do coração está se referindo ao mais íntimo do ser humano, e isso nos indica que as esposas devem ser fieis e submissas aos seus esposos, com toda a sinceridade possível, até porque Deus vê tudo que se passa nos pensamentos e nas intenções.

NO INCORRUPTÍVEL. Entende-se que as mulheres que não servem a Deus e que se trajam com seus adornos extravagantes, assim procedem pelos desejos e as concupiscências da carne, que é algo corruptível e que logo há de passar. Mas, aquelas esposas que servem ao reino de Cristo, devem proceder pelos impulsos da alma e do espírito, que são incorruptíveis. As obras exteriores devem refletir as ações de um caráter imaculado, porque é isso que acompanha para a vida eterna.

TRAJE DE UM ESPÍRITO. Enquanto as mulheres incrédulas se preocupam com a beleza física e exterior, as santas mulheres que servem a Deus e ao seu reino precisam se preocupar na conservação de um espírito irrepreensível perante o Juiz dos vivos e dos mortos, porque é a ele que todas irão prestar contas. Em vez de vestidos suntuosos, joias raras e caras, penteados mirabolantes, as servas de Cristo devem optar por uma vida de santificação e renúncia das luxúrias carnais.

MANSO E TRANQUILO. A paz dentro de uma conjuntura familiar depende e muito do comportamento das esposas, até porque elas devem contribuir para que haja harmonia entre todos os membros de sua família. Principalmente as mulheres cristãs, elas tem o dever de se portarem com espírito de mansidão para que venha a desarmar os sentimentos de ignorância dos seus maridos não convertidos. E o espírito tranquilo de uma serva de Deus produz paz no seio de sua família.

QUE ÉS. De fato o apóstolo exorta as irmãs casadas e que seus esposos ainda não se converteram ao verdadeiro cristianismo para que estas sejam pessoas verdadeiras, agindo como servas de Cristo dentro de seus lares, assim como agem quando estão na igreja, reunidas com o povo de Deus. E é assim que deve ser.

PARA QUE PERMANEÇAM AS COISAS. O desejo de Pedro é que o procedimento adequado das servas de Cristo para com seus maridos e no seio de suas famílias possa contribuir para que os seus esposos venham a lhes apoiarem nas suas atividades da vida cristã, coso contrário, eles se levantarão contra elas mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...