segunda-feira, 14 de março de 2016

1 Pedro 3: 22

1 Pedro 3: 22 - Que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.
QUE ESTÁ A DESTRA. Na época em que foi escrita esta carta pelo apóstolo Pedro haviam certos costumes na sociedade que foram tomados por empréstimo pelos escritores do Noto Testamento como ilustrações comparativas, com o objetivo de ensinarem verdades doutrinárias para o povo de Deus. Neste caso, sentar a destra do anfitrião de uma solenidade ou festa era sinal de amizade ou consideração, desta forma, Cristo foi honrado absolutamente por Deus, estando a sua destra.

DE DEUS. Geralmente, as pessoas mais importantes de um reino e de confiança ficavam assentadas a destra da maior autoridade ou governante. Neste caso do nosso texto em foco, quem fica assentado a destra da maior autoridade do universo é Cristo Jesus. O escritor coloca Deus acima de todos e de tudo, como sendo a maior autoridade do universo, mais importante do que qualquer autoridade humana, sejam os comandantes de exércitos ou os reis das nações.

TENDO SUBIDO AO CÉU. A ascensão de Cristo Jesus aparece em Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

HAVENDO-SE-LHE SUJEITADO. Já esta frase usada por Pedro nos ensina sobre o quanto o humilde Jesus de Nazaré foi exaltado por Deus. Tem um texto que fala justamente sobre isso em Filipenses 2:9:11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

OS ANJOS. Essa palavra usada pelo apóstolo é genérica para especificar os seres espirituais tanto do bem e da luz quanto do mal e das trevas. Podemos conjecturar que o autor está se referindo aos arcanjos, querubins e serafins que estão servindo ao reino de Deus, seja nos céus e na presença de Deus, ou também na terra e no universo. Mas também pode se referir ao diabo com os seus demônios, que conforme as Santas Escrituras são anjos do mal e das trevas, que estão caídos.

E AUTORIDADES. Em termos de interpretação, muitos comentaristas bíblicos apontam para as autoridades humanas daqueles que ocupam posições de destaque diante da sociedade. Nos dias de hoje essas autoridades são muito voláteis em seus mandatos, mas nos tempos antigos estes cargos eram muitas vezes vitalícios. Porem, seja como for, Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele domina sobre todos.

E POTESTADES. Já estas potestades, se referem aos poderes espirituais do mundo invisível. Dentro da estrutura do império das trevas, existe o diabo que se rebelou e levou consigo os demônios, com quem reparte hierarquicamente suas ações. Até mesmo sobre estes seres espirituais, Cristo tem domínio, sobre eles e sobre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...