quarta-feira, 19 de julho de 2017

2 Coríntios 1:2

2 Coríntios 1:2 - Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
GRAÇA A VÓS. A palavra graça era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança, todos foram alcançados pela graça de Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

E PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque, o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, e isto foi possível, mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus. Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

DA PARTE DE DEUS. Tanto a graça que é um favor não merecido quanto à paz que representa a reconciliação do homem com o seu Criador provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, conforme 2 Coríntios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação. Os gentios não mereciam a graça divina e nem se interessavam pelo reino de Deus. Todavia, o Senhor pela sua grande misericórdia abril esta porta da graça para toda a humanidade. E a obra de expiação proporcionada pelo Cordeiro de Deus provocou esta paz tão boa que hoje nós temos todos com o Deus de bondade.

NOSSO PAI. Deus é o nosso Pai celeste. Todo ser humano tem um progenitor conforme a carne e o sangue. Porem, o nosso Deus é de fato o nosso verdadeiro Pai Criador. Todos aqueles que receberam a Cristo em suas vidas por crerem no seu nome são feitos filhos de Deus, estes que foram gerados segundo a vontade de Deus, João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Pertencemos a família de Deus e somos realmente irmãos de Cristo Jesus, o Primogênito do Pai.

E DO SENHOR. Graça e paz da parte de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Sem Cristo não seria possível recebermos esta graça divina que nos alcançou. O Senhor Jesus Cristo foi o condutor e executor desta tão feliz paz que desfrutamos com o nosso Pai celestial. O mesmo Jesus de Nazaré que veio humildemente também é o nosso Senhor e Rei eterno. O senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão no Novo Testamento.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão. Porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é um nome próprio do filho de Deus e Cristo fala de quem é Jesus de Nazaré, o Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...