quarta-feira, 19 de julho de 2017

2 Coríntios 1:1

2 Coríntios 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.
PAULO, APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. O apóstolo Paulo é conhecido pela tradição cristã como um grande missionário da igreja primitiva, com a implantação de comunidades cristãs em muitos lugares. Considerado e reconhecido como apóstolo de Jesus Cristo, pelas principais lideranças cristãs de todos os tempos, apesar de não ter feito parte do grupo dos doze apóstolos. Há quem diga e defenda que o grupo apostólico agiu precipitadamente na escolha de Matias, e não de Paulo, para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes, aquele que traiu seu Mestre, Jesus de Nazaré.

PELA VONTADE DE DEUS. Se não foi da vontade do grupo apostólico, nomear a Paulo como apóstolo de Cristo, no entanto, foi da vontade de Deus, que ele fosse classificado e confirmado pela história do cristianismo como apóstolo do Jesus Cristo. Foi o Senhor quem o chamou e o capacitou para cumprir uma missão tão importante ou mais importante quanto aos demais apóstolos. O chamado de Paulo como apóstolo de Cristo não dependia de nenhuma organização religiosa, mas foi direta de Deus, Quando Cristo lhe nomeou de forma exclusiva como apóstolo dos gentios.

E O IRMÃO TIMÓTEO. O nome Timóteo significa “Honrado por Deus ou aquele que honra a Deus”. Ele foi companheiro e ajudante do apóstolo Paulo. Conforme pode ser visto em todas essas referencias (Atos 16:1-5; 17:10-15; 18:5; 19:21-22; 20:3-5). Recebeu instrução religiosa de sua mãe e de sua avó (2 Timóteo 1:5; 3:15). Foi pastor da Igreja de Éfeso (1 Timóteo 1:3). Quando Paulo fala “E o irmão Timóteo” é que ele estava juntamente com o seu ajudante escrevendo esta carta à igreja de Corinto.

A IGREJA DE DEUS. Nesta época em que Paulo escreveu esta epístola não havia templos como igrejas. Onde havia o domínio do império Romano, não era permitida a construção de templos cristãos. Até porque o império Romano se tornou o maior inimigo do cristianismo de todos os tempos. Quando o Novo Testamente se refere à igreja de Deus ou igreja de Cristo, não está se referindo a um templo religioso, mas sim, a comunidade dos salvos e remidos pelo sangue de Cristo. Até porque a igreja de Cristo não é um templo ou uma organização religiosa, mas somos todos nós que fomos comprados e redimidos pelo sangue precioso do Cordeiro de Deus, Cristo Jesus.

QUE ESTÁ EM CORINTO. O destinatário da carta era “a igreja de Deus”. Mas o endereço era a cidade de “Corinto”. Cidade da Grécia, cheia de pecado e corrupção, destruída pelos romanos em 146 a.C. e reconstruída em 46 d.C. “Coríntio” era sinônimo de “imoral”, “depravada”. Em Corinto havia um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor. Nesse templo havia mil prostitutas cultuais, que atraíam adoradores de todo o mundo antigo, com a prática deliberada da prostituição.

COM TODOS OS SANTOS QUE ESTÃO EM TODA A ACAIA. Não somente a igreja cristã que estava na cidade de Corinto devia receber as instruções enviadas por esta epístola de Paulo, mas também toda a Grécia. Na realidade a Grécia era composta por duas grandes regiões a Acaia e a Macedônia, que eram províncias romanas daquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...