segunda-feira, 31 de julho de 2017

2 Coríntios 2:5-6

2 Coríntios 2:5-6 - Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos.
PORQUE, SE ALGUÉM ME CONTRISTOU. Até pelo fato de não mencionar o nome deste “alguém” que estava fazendo oposição ao apóstolo, se percebe a ética do grande líder das igrejas gentílicas. Porque a intenção do autor não era matar o indivíduo, nem tão pouco envergonhá-lo, mas sim, provocar o seu arrependimento. Aprendemos na primeira epístola de Paulo aos Coríntios que, o partidarismo havia sido instalado naquela igreja, e alguém ainda permanecia criando problemas para a igreja.

NÃO ME CONTRISTOU A MIM. Não contristou somente a mim. Os problemas causados por este opositor a Paulo e ao seu ministério, provavelmente, tinha afetado toda a igreja de Cristo naquele lugar. A igreja é um corpo só, de maneira que, quando um membro adoece, todo o corpo padece junto, os problemas com parte do povo de Deus, termina contaminando outros membros da comunidade cristã.

SENÃO EM PARTE. Mas, no caso de Paulo, como ele já tinha estrutura espiritual para suportar grandes provações, não lhe afetou completamente, senão em parte. Como ele se expressou em textos anteriores, a tristeza havia atingido seu coração, talvez sua alma, mas o espírito estava intacto, porque ele era um homem preparado para suportar até mesmo as injustiças. Com isso, o apóstolo dos gentios nos ensina que, devemos estar preparados para enfrentarmos os testes em que somos submetidos.

PARA VOS NÃO SOBRECARREGAR. Percebe-se a preocupação do escritor em tentar isolar o caso que era contra ele e seu ministério, da igreja de Cristo. O apóstolo sabia da estrutura dos seus filhos na fé que, como novos convertidos não suportariam tamanha carga. O verdadeiro líder prefere sofrer consigo mesmo do que permitir que os problemas no seio da igreja venham a prejudicar a igreja amada de Cristo.

A VÓS TODOS. Tudo indica que essa oposição à autoridade de Paulo provinha de alguém importante do cristianismo. Se examinarmos o que foi dito na primeira epístola aos Coríntios, pelo menos quatro facções estavam formadas nesta comunidade crista. Consequentemente, cada ala tinha um ou mais mentores das controvérsias. Quando sabemos que, o foco era tentar desclassificar a autoridade apostólica de Paulo.

BASTA-LHE AO TAL ESSA REPREENSÃO. A carta chegaria a igreja de Corinto, e o escritor já via ela sendo lida na presença de todos. Mesmo sem citar o nome deste “alguém” que havia se levantado contra Paulo, mas como todos sabiam internamente do caso, seria o suficiente como constrangimento para o ofensor do apóstolo. Quem ainda não tinha conhecimento dos fatos, a partir de então tomaria parte do negócio.

FEITA POR MUITOS. Paulo não quis ir pessoalmente resolver o problema, porque se ele fosse certamente, ia pegar pesado contra os que estavam se levantando contra ele. Mas desejava que a igreja tomasse conhecimento dos fatos. Feito isso, a própria igreja cuidaria de repreender “aquele” que estava sendo injusto contra o apóstolo. Quando estamos corretos, não precisamos revidar a ninguém, deixa que Deus resolve tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...