quarta-feira, 26 de julho de 2017

2 Coríntios 1:22-23

2 Coríntios 1:22-23 - O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. Invoco, porém, a Deus por testemunha sobre a minha alma, que para vos poupar não tenho até agora ido a Corinto.
O QUAL TAMBÉM NOS SELOU. O qual se refere a Deus que selou a Paulo com o Espírito Santo. Este selo ao qual se refere o apóstolo diz respeito ao batismo com Espírito Santo de Deus. Ele que produz nos nossos corações a certeza e a convicção de que fomos aceitos por Deus para pertencermos ao seu reino. Quem tem este selo tem a garantia de que todas quantas promessas são feitas por Deus serão cumpridas por Cristo Jesus nosso Senhor. Este selo é a marca da presença permanente do Espírito de Deus sobre as nossas vidas. Ele que habita em nossos corações e nos guia sempre.

E NOS DEU O PENHOR DO ESPÍRITO. O penhor se refere à garantia de um acordo celebrado e uma promessa feita. A palavra Espírito com a letra inicial maiúscula diz respeito ao Espirito Santo de Deus, e não ao espírito humano, nem aos espíritos do mau. O selo e o penhor do Espírito em nossos corações representa o pacto de Deus conosco de nos preparar para a volta gloriosa do seu Filho Jesus para nos arrebatar para as mansões celestiais. Isso produz em nossos corações a fé de que, participaremos das bodas do Cordeiro, quando ele vier buscar os seus redimidos.

EM NOSSOS CORAÇÕES. Isso fala da sede do nosso ser e do homem essencial. Muitas vezes as escrituras se referem ao coração como sendo a sede das convicções e de nossa fé inabalável. Na verdade é no mais intimo de cada um de nós que guardamos as promessas de Deus e a certeza de que pelo seu grande amor Cristo nos comprou para si mesmo com o seu precioso sangue, e como prova disto, nos dá o penhor do seu Espírito em nossos corações. O Espírito santo habita em nossos corações.

INVOCO A DEUS. Invocar é adorar, é buscar por meio da oração, é venerar da forma mais profunda, é clamar quando se mais precisa, é pensar e refletir com plenitude de corpo, alma e espírito. A quem devemos invocar? Essa deve ser a grande pergunta que cada um deve fazer para si mesmo. A resposta é: “a Deus”. Devemos invocar unicamente a Deus, por meio de Cristo, mediante o Espírito Santo. Porque não adianta invocar aos mortos nem aos santos mortos, uma vez que, eles não são divinos, somente a Deus pertence os atributos: Onipotência, Onipresença e Onisciência.

POR TESTEMUNHA SOBRE A MINHA ALMA. O que Paulo vai afirmar nas linhas seguintes, ele toma o Deus de Israel como sua testemunha, de que não deseja realmente repreender pessoalmente os Coríntios, mas esta fazendo isso por carta. O que o apóstolo vai testificar aos seus filhos e falhas na fé, que fazem parte da igreja de Cristo que está na cidade de Corinto, ele assim o faz, colocando todo o peso de suas palavras sobre a sua própria alma, que representa o que ele é de fato, porque a nossa alma é o que há de muito precioso em cada um de nós. A alma é a própria vida.

QUE PARA VOS POUPAR NÃO TENHO ATÉ AGORA IDO A CORINTO. As informações trazidas pelos da família de Cloe até Paulo, sobre o que estava acontecendo com a comunidade cristã na cidade de Corinto, davam conta de vários problemas que precisavam ser resolvidos. Paulo desejava poupa-los das repreensões previsíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...