sábado, 15 de julho de 2017

Hebreus 13:17

Hebreus 13:17 - Obedecei a vossos líderes, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
OBEDECEI A VOSSOS LÍDERES. No capítulo onze deste tratado, o autor fala abundantemente dos heróis da fé, incentivando aos seus leitores que imitassem os seus testemunhos de fé. Agora, ele também faz ver aos hebreus a necessidade de olharem para os seus líderes atuais, bem como aqueles que mesmo tendo partido, mas que lhes ajudaram por meio da palavra, dos ensinamentos e das exortações.

E SUJEITAI-VOS A ELES. Todo líder da igreja local dispões de um grande esforço para que a obra da igreja se desenvolva da melhor maneira possível, e o que ele espera dos membros do corpo de Cristo é que se submetam ao seu modo de administrar a obra de Deus. Cada obreiro da casa de Deus tem o seu modo próprio de administrar a obra da igreja, o que tem que haver nos membros da igreja e compreensão ao seu trabalho.

PORQUE VELAM. O verdadeiro homem de Deus tem como principal missão, quanto à obra de Deus, cuidar com todo empenho possível do rebanho do Senhor. Muitas vezes, o líder da igreja local deixa de cumprir com determinadas obrigações pessoas para fazer valer seus serviços em prol da igreja de Cristo. O autor está mostrando o cuidado que o verdadeiro líder cristão tem para com as ovelhas do rebanho de Cristo.

POR VOSSAS ALMAS. Cada um é responsável pelos seus deveres pessoais, familiares e financeiros. Mas o líder local da igreja de Cristo, desempenha, dentro do possível, seus deveres em fazer com que os remidos de Cristo sejam salvos. A preocupação primordial do ministro do evangelho é com a salvação das almas dos que fazem parte da igreja de Cristo, por isso que, se dedicam ao ensino da palavra de Deus.

COMO AQUELES QUE HÃO DE DAR CONTA DELAS. O líder espiritual da igreja local contabiliza os membros do corpo de Cristo, já esperando que um dia vai lhes apresentar diante do Senhor. É como se na sua mente, Cristo vai pedir conta de cada alma que faziam parte do seu rebanho na terra. Ao mesmo tempo, o escritor aponta para a grande responsabilidade de tais líderes, porque irão prestar contas a Cristo.

PARA QUE O FAÇA COM ALEGRIA. Nada mais confortável para um líder, do que ver que os seus trabalhos estão se desenvolvendo de maneira equilibrada, com os membros da congregação sendo obedientes aos seus ensinos, se sujeitando as suas determinações, conforme a palavra de Deus. Isso faz com que o obreiro local se sinta feliz, abençoado e próspero em suas atividades. Isso é bom para a igreja e para o líder.

E NÃO GEMENDO. Uma igreja trabalhosa, com membros desobedientes aos seus líderes, sem ordem nem decência para com as coisas de Deus, é o estopim para que o seu obreiro seja sofredor. Essa expressão usada pelo autor fala a respeito das dificuldades que um líder local enfrenta, quando ele está à frente de um trabalho problemático. Todas as demais lideranças locais devem cooperar para o bem da obra.

PORQUE ISSO NÃO VOS SERIA ÚTIL. Não é bom para a obra de Deus, que os membros do corpo de Cristo só criem problemas para os seus guias espirituais, até porque, o desenvolvimento das atividades da igreja depende muito do bem-estar do obreiro. Se o ministro estiver se sentindo bem valorizado, ele vai fazer o melhor pela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...