sexta-feira, 21 de julho de 2017

2 Coríntios 1:8

2 Coríntios 1:8 - Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.
PORQUE NÃO QUEREMOS IRMÃOS. Paulo realmente era super cuidadoso com aquelas igrejas que ele teve sua participação na fundação. Mesmo ausente, por estar envolvido na obra missionário, mas, ele tanto desejava saber de tudo que ocorria na comunidade cristã de Corinto, como também tinha a preocupação de manter os seus filhos na fé bem informados do que lhe acontecia por onde passava. A prova disto é que, ele foi um dos líderes da igreja primitiva, que mais enviou cartas para as igrejas que teve sua participação como fundador. Não era desejo do apóstolo dos gentios que a igreja de Cristo que estava em Corinto ficasse desenformada dos fatos sobre ele.

QUE IGNOREIS A TRIBULAÇÃO. Paulo tinha tanta estima pelos seus filhos na fé que estavam em Corinto que fazia questão de lhes comunicar tudo que ele tinha passado na Ásia por causa do evangelho de Cristo. Quando ele diz: Não quero que ignoreis, é porque ele destaca duas situações, a primeira é que eles deveriam tomar conhecimento, e a segunda é que eles não podiam fazer de conta que Paulo não tinha passado por nada na Ásia. Estas tribulações a que se refere o apóstolo, dizem respeito às perseguições que ele enfrentou por causa do nome de Cristo e de seu evangelho.

QUE NOS SOBREVEIO NA ÁSIA. Tais tribulações que sobreveio sobre Paulo é possível que tenha acontecido na cidade de Éfeso, que era a principal cidade da Ásia menor. E esta palavra sobreveio no grego expressa uma carga pesada além das forças de quem a leva. No que diz respeito à Ásia, se refere a uma província romana onde estavam localizadas as sete igrejas mencionadas em Apocalipse 1-3. Sua capital era Éfeso (Atos 20:16). Era limitada ao norte pela Bitínia; a leste, pela Galácia; ao sul, pela Lícia; e a oeste pelo mar Egeu. Ásia, no Novo Testamento é sempre essa província romana.

POIS FOMOS SOBREMANEIRA AGRAVADOS. É provável que Paulo se refira as fortes oposições que ele tenha passado na cidade de Éfeso, ao ponto de, conforme alguns comentarista defenderem que ele foi preso naquela cidade. Em 1 Coríntios 15:32 ele afirma que teve que combater ali contra as feras, não que fossem os animais ferozes das arenas, mais ele se refere a homens bestiais. Em 2 Coríntios 11:23 – Ele fala sobre açoites, prisões e perigos de morte. Tudo isso para levar as boas novas de Cristo a toda criatura, como determinou Cristo Jesus nosso Senhor no evangelho de (Marcos 16:15).

MAIS DO QUE PODERÍAMOS SUPORTAR. Descobrimos neste ponto do conteúdo desta epístola aos Coríntios de que, estamos vivendo em um bom tempo para pregar o evangelho de Cristo e fazer a obra de Deus. Isso porque não há nos dias atuais quase que nenhuma perseguição para quem anuncia as boas novas de salvação. Se comparado ao tempo da igreja primitiva e ao que o apóstolo dos gentios teve que passar para cumprir sua missão como semeador do evangelho libertador de Cristo.

DE TAL MODO QUE ATÉ DA VIDA DESESPERAMOS. O que Paulo passou de perseguição nas suas viagens missionárias foram às provas mais duras que alguém pode suportar. Ao ponto de quase perder a esperança de sair vivo nas perseguições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...