sexta-feira, 28 de julho de 2017

2 Coríntios 2:3

2 Coríntios 2:3 - E escrevi-vos isto mesmo, para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; estou confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós.
E ESCREVI-VOS ISTO MESMO. Esta carta do apóstolo Paulo também é conhecida como a missiva severa, isso porque o escritor tinha conhecimento de vários pontos negativos sobre os que faziam parte da igreja do Senhor Jesus em Corinto. Como também existem vários comentaristas do Novo Testamento que defendem que esta carta de segundo Coríntios não foi de início uma única peça literária do Paulo, mas que ele escreveu várias correspondências, que posteriormente foram juntas neste tratado.

PARA QUE, QUANDO LÁ FOR. Conforme temos demonstrado, o autor foi o fundador da comunidade cristã na cidade de Corinto, bem como em outras cidades daquela região, além de que esteve em outras ocasiões visitando esta igreja. Agora, não queria ir lá, porque se fosse, iria tomar algumas providências que trariam alguns transtornos para a igreja. Mas, em tempo oportuno, pretendia chega mais uma vez em Corinto.

NÃO TENHA TRISTEZA. Esta carta, pelos assuntos tratados nela, certamente concertariam várias demandas que estavam transcorrendo entre os membros da igreja de Corinto, razão porque o escritor pretende mais na frente fazer mais uma visita ou outras tantas aquela igreja. E ficamos sabendo que tempos depois, a chegada de Tito, trazendo boas novas de Corinto aliviou os sentimentos negativos do apóstolo.

DA PARTE DOS QUE DEVERIAM ALEGRAR-ME. Estes mesmos que estavam criando problemas dentro da comunidade cristã de Corinto eram os mesmos que haviam sidos evangelizados pelo apóstolo e seus cooperados. De forma que, se tivessem senso de responsabilidade, tomavam o conselho do fundador daquela igreja, quanto a não criarem problemas para a igreja de Cristo. Paulo estava decepcionado com muitos, porque estavam agindo ao contrário do que o apóstolo havia lhes ensinado.

ESTOU CONFIANDO EM VÓS TODOS. Apesar de não citar nomes, mas temos certeza que, o escritor pensava em sua mente, naqueles que estavam contribuindo para as divisões dentro da igreja de Corinto. Para não ser inconveniente, o autor escreve de maneira genérica, quem sabe para que aqueles que fossem inocentes, e que estavam agindo corretamente, cobrassem dos que estavam criando os problemas.

QUE A MINHA ALEGRIA. O que Paulo desejava mais neste momento era de que, os seguidores de Cristo da igreja de Corinto voltassem a ser quem eram, no princípio daquela comunidade cristã. Porque o próprio apóstolo teve entre eles muitos momentos de alegria, tanto quando se convertiam do paganismo para o cristianismo, como também nos momentos em que lhes ensinava as doutrinas cristãs.

É A DE TODOS VÓS. Há quem diga que, o autor desta carta, só retornaria a cidade de Corinto, quando soubesse que os problemas foram primeiro resolvidos por eles mesmos. Porque desta forma, não somente o apóstolo, ao retornar aquela igreja, iria se sentir feliz, mas também todos eles que faziam parte do reino de Cristo naquela cidade. Nem Paulo, nem muitos menos os irmãos iriam se sentir confortáveis, agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...