quinta-feira, 20 de julho de 2017

2 Coríntios 1:7

2 Coríntios 1:7 - E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.
A NOSSA ESPERANÇA. A palavra esperança é sinônima de confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa. É a segunda virtude mencionada em (1 Coríntios 13:13), que se baseia na confiança em Deus (Romanos 15.13). Cristo é a nossa esperança (1 Timóteo 1:1; Colossenses 1:27). O símbolo da esperança é a âncora (Hebreus 6:18-19). A confiança de Paulo como um dos fundadores da igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto é de que eles não se movessem daquilo que tinham aprendido com os seus ensinos sobre o evangelho da graça de Deus e de Cristo. E esperava que eles superassem o período de aflições que certamente estavam enfrentando para lá na frente serem participantes das consolações mutuas.

A CERCA DE VÓS. Muitas comunidades cristãs foram fundadas e acompanhadas pelo apóstolo dos gentios. No entanto, a que estava causando preocupação no pensamento de Paulo neste momento era a de Corinto. Uma vez que esta igreja estava, ao que tudo indica, passando por um momento de desconforto. Certamente enfrentando aflições, tribulações e perseguições. Todavia, Paulo deixa transparecer a sua tranquilidade de que no final das lutas e perseguições os coríntios seriam vencedores, sendo consolados pelo Deus de toda consolação. Afinal, as tribulações e aflições que estavam atravessando eram por conta de seguirem o reino do Senhor Jesus Cristo.

É FIRME. Paulo fala de suas convicções sobre o resultado do seu trabalha na comunidade de Corinto, de que não seria em vão. Uma coisa que não passava pela cabaça do apóstolo dos gentios era de que houvesse nenhum prejuízo para a igreja de Coríntio em consequência dos problemas que estavam ocorrendo por lá. Sua fé em Deus era de que tudo ia terminar bem, e que as aflições que eles estavam passando iam servir de fundamento para lhes firmarem cada vez mais nos caminhos do evangelho do Senhor Jesus. As provações que Deus permite em nossas vidas não são para prejuízo, senão para nos edificar nos caminhos do Senhor Jesus.

COMO SOIS PARTICIPANTES DAS AFLIÇÕES. Assim como o fundador do cristianismo, Jesus Cristo, teve que passar por tantas tribulações, aflições e perseguições. Assim como as demais comunidades cristãs vinham tendo que enfrentar as oposições dos inimigos de Cristo. E assim como Paulo um dos fundadores da igreja em Corinto já havia também passado e enfrentado tantas batalhas, não era diferente com a igreja que estava naquela cidade de Corinto. O que eles estavam enfrentando era o reflexo do que ocorria com toda a igreja de Cristo espalhada no mundo. Os coríntios faziam parte da igreja perseguida dos primórdios do cristianismo, portanto, participantes das mesmas aflições que ocorriam em todo o domínio do império romano.

ASSIM O SEREIS TAMBÉM DA CONSOLAÇÃO. Mas, assim como o Deus de toda consolação agiu em dar vitória ao seu Filho Jesus sobre os seus inimigos e opositores. Como também estava o Senhor dando vitória as demais Igrejas que também estavam sendo perseguidas pelo império romano. Do mesmo modo o Senhor ia dar consolações aos seus servos e servas que na igreja de Corinto estavam passando por tribulações, aflições e perseguições. Essa consolação era o resultado da grande vitória final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...