quinta-feira, 27 de julho de 2017

2 Coríntios 2:1-2

2 Coríntios 2:1-2 - Mas deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza. Porque, se eu vos entristeço, quem é que me alegrará, senão aquele que por mim foi contristado?
MAS DELIBEREI ISTO COMIGO MESMO. Na introdução deste segundo capítulo o autor não interrompe os assuntos que ele vinha abordando no capítulo anterior, falando sobre sua volta a coríntios, e o porquê da sua mudança de atitude. De forma que, diante dos fatos que estavam ocorrendo na igreja de Corinto, sobre as acusações veladas dos opositores do apóstolo naquele lugar é que ele tomou determinadas atitudes, em no momento não visitar aquela comunidade cristã.

NÃO IR MAIS TER CONVOSCO. Não que o apóstolo não desejasse viajar para Corinto, porque sua preocupação é demonstrada, e seu coração estava voltado para o povo de Cristo naquele lugar. Mas é que no momento, não seria bom nem para a igreja de Cristo naquele lugar nem para o próprio apóstolo. Durante a fundação da igreja de Cristo em Corinto, o apóstolo se demorou por lá mais ou menos três anos.

EM TRISTEZA. Depois, ele visitou aquela comunidade cristã algumas vezes, não se sabe quantas, porem, mesmo enfrentando batalhas pesadas, por conta de ser um representante do reino da verdade, mas ele fez os trabalhos com alegria de alma. No entanto, neste momento, ele não contava com a mesma disposição para voltar aquele lugar, porque tinha conhecimento de oposição ao seu ministério em Corinto.

PORQUE, SE EU VOS ENTRISTEÇO. Por que o apóstolo fala em que ele poderia entristecer aos coríntios? Porque se neste momento de seu ministério, se ele retornasse a cidade de Corinto, certamente seria levado a desabafar contra os líderes locais que estavam falando mal do apóstolo. Assim sendo, em vez de edificar a igreja de Cristo, o escritor neste momento não seria útil como das outras vezes.

QUEM É QUE ME ALEGRARÁ. O apóstolo estava desta forma, se poupando de fermentar mais ainda as controvérsias entre os líderes locais daquela igreja e ele, bem como se poupando também do peso na consciência de ter que falar alguma coisa que viesse a ferir a alguém. Cautela é o que se percebe da parte do apóstolo, no sentido de não cometer excessos no falar e entristecer alguém com suas palavras. Como também ele reconhece que, os seus leitores eram o motivo de sua alegria.

SENÃO AQUELE QUE POR MIM. Pelo menos a igreja de coríntios, o escritor queria poupar de seus discursos inflamados, e de suas exortações mais pesadas, até porque, a comunidade como corpo de Cristo, não tinha nada a ver com as divisões que estavam ocorrendo na igreja de coríntios. Se o autor chegasse a visitar neste momento aquela igreja, iria causar um mal estar muito grande, e seria tristeza por tristeza e não alegria.

FOI CONTRISTADO? A própria fundação dos trabalhos naquele lugar havia sido de bons frutos, até pela receptividade da mensagem do evangelho transmitido pelo apóstolo, bem como as outras visitas também. Porem, se Paulo fosse agora e pelo menos procurasse se defender dos ataques, poderia causar muitas desavenças, e destruir a afeição que ele tinha por todos e vice versa, deles pelo apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...