terça-feira, 11 de julho de 2017

Hebreus 13:7

Hebreus 13:7 - Lembrai-vos dos vossos líderes, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
LEMBRAI-VOS. No capítulo onze desta carta, foi dedicado um bom espaço para se mostrar os bons exemplos de fé dos heróis conhecidos do Velho Testamento, incentivando os leitores a seguirem seus exemplos. Lembrar, neste caso, é seguir o exemplo dos líderes que já haviam partido desta vida, bem como dos que estavam ainda vivos, e que deixaram um legado como homens de Deus e de fé também.

DOS VOSSOS LÍDERES. Estes líderes eram aqueles que trabalharam na evangelização do povo hebreu, levando as boas novas de Cristo e ganhando vidas para o reino de Deus. Os mesmos que, se empenhavam para cuidar do discipulado dos novos convertidos. Além é claro de se dedicarem na aplicação das verdadeiras doutrinas cristãs. Estes líderes podiam ser os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores, presbíteros e outras funções eclesiásticas daquela mesma época.

QUE VOS FALARAM. Nos começos da igreja primitiva, o ministério da palavra teve uma importância fundamental para a comunidade cristã em geral, e isso, já no ministério do Senhor Jesus, que não escreveu nenhum tratado literal, mas que exerceu em plenitude o ministério de pregação. Os escritos que temos hoje do Novo Testamento só começaram a ser escritos e a circular, tempos mais tardes, por conta das perseguições.

A PALAVRA DE DEUS. Os judeus seguidores de judaísmo defendiam que, as verdadeiras palavras de Deus eram aquelas que estavam escritas na lei de Moisés e em suas literaturas próprias do judaísmo. No entanto, para os cristãos as palavras de Deus eram as pregações feitas pelos líderes do cristianismo, seja interpretando as profecias messiânicas do Velho Testamento, ou a pregação do evangelho de Cristo Jesus.

A FÉ DOS QUAIS. Quando se fala em lembrar, os mercenários se utilizam desta expressão para explorar o povo de Deus. Mas, o autor esclarece neste ponto que, “lembrar” no sentido de imitar a fé dos quais. Com isso, o escritor passa a ideia de que a fé é algo que vai se espalhando, por isso que tem uma frase que diz: De fé em fé. Esta fé dos líderes da igreja de Cristo era demostrada pela ação deles em prol do reino de Cristo, razão porque suportavam perseguições, prisões e até a morte por amor a Jesus.

IMITAI. As principais lideranças do cristianismo primitivo tiveram que enfrentar muitas oposições, perseguições, prisões, aflições, tribulações e muitos deles tiveram que ser mortos em defesa da fé cristã. Os leitores desta carta, que estavam enfrentando problemas parecidos deviam imitar o exemplo de perseverança dos líderes do cristianismo, seguindo os seus exemplos de fé, em não negarem a Cristo Jesus.

ATENTANDO PARA A SUA MANEIRA DE VIVER. Além dos leitores desta carta serem imitadores da fé dos líderes do cristianismo, eles também deveriam seguir o mesmo exemplo de vidas dedicadas ao reino dos céus. Aqueles verdadeiros representantes do reino de Deus viviam buscando as coisas de Deus, dando tudo de si mesmo para cumprirem o ide imperativo de Cristo, em pregarem as boas novas do evangelho. A grande maioria dos líderes da igreja primitiva deixaram um legado de vidas dignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...