sábado, 1 de julho de 2017

Hebreus 12:17

Hebreus 12:17 - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
PORQUE BEM SABEIS QUE. Essa história envolvendo Esaú e Jacó era bastante conhecida dos hebreus, e muitas lendas já haviam inventado sobre estes dois personagens, porque destes dois homens se levantaram duas grandes e poderosas nações, que existem até nos dias de hoje, como sendo os judeus e palestinos. Desde meninos que os judeus procuravam se familiarizar com as histórias dos seus antepassados, principalmente envolvendo os patriarcas mais importantes.

QUERENDO ELE AINDA DEPOIS. Mesmo tendo vendido sua primogenitura, mas Esaú queria receber de seu pai, Isaque, a bênção como se primogênito fosse. Gênesis 27:32-33 - E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Mas, Esaú já tinha perdido a bênção.

HERDAR A BÊNÇÃO. Mas, Esaú não desistiu, porque desejava mesmo assim receber alguma coisa da parte de seu pai. Gênesis 27:34-35 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Aprendemos nesta lição que, aquilo que Deus tem para o homem, o inimigo não toma.

FOI REJEITADO. Perguntou Esaú a seu pai Isaque, Gênesis 27:36-37 - Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção. Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Isaque não mudou a sua benção que tinha proferido sobre o seu filho Jacó, apesar de amar mais a Esaú do que a seu irmão Jacó.

PORQUE NÃO ACHOU LUGAR. O autor está afirmando de que Esaú, não se arrependeu por ter vendido por um prato de comida o seu direito de primogenitura, mesmo que já no final da vida de seu pai, Isaque, queria de forma dissimulada herdar a bênção do patriarca, mesmo sabendo de que não mais tinha direito a isso. Enquanto isso, Jacó seguia o seu destino, recebendo a bênção de Deus para sua vida e seus descendentes.

DE ARREPENDIMENTO. Esaú, que não tinha tendências espirituais, buscou seguir sua trajetória, sendo uma pessoa voltada para as coisas desta vida. Em seu coração não havia lugar para remorso por ter desprezado uma coisa tão importante, por outra de momento, assim agem os homens naturais, que só pensam nas coisas materiais. Diferente dos homens espirituais que buscam executar a vontade de Deus em tudo.

AINDA QUE COM LÁGRIMAS O BUSCOU. Em duas referências o relato bíblico fala sobre o choro de Esaú. Gênesis 27:34 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E Gênesis 27:38 - E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...