quarta-feira, 19 de julho de 2017

2 Coríntios 1:3

2 Coríntios 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação.
BENDITO SEJA. Paulo usa essa doxologia para mostrar que somente o nosso Deus Criador é digno de toda a nossa adoração, Somente ele é digno de que o honremos com todas as nossas forças. Ele é digno do nosso louvor. É para ele e por ele que vivemos e existimos. A palavra “bendito” significa falar bem de; louvar a; exaltar a. Deus é bendito porque ele é a fonte de toda vida. Ele é digno de todas as nossas ações de graças porque dele é que provem todos os benefícios que alcançamos.

O DEUS. Quem é o bendito? É o Deus único e verdadeiro Criador de todas as coisas que há nos céus e na terra e em todo o universo. Ele é o Deus de Israel que governa teocraticamente sobre os corações dos seus adoradores. É o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que movido pelo seu grande amor enviou o seu Filho Jesus para reconciliar consigo mesmo todas as coisas. Também é o nosso pai, porque na bíblia está escrito que, todos que aceitam a Cristo como Salvador se tornam filhos de Deus.

E PAI. Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Cristo é Filho de Deus. Já nas profecias Messiânicas classificavam o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto, Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. O próprio Deus declara que Jesus é seu filho. Marcos 1:11 - E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. E como Filho de Deus, gerado pelo Espírito do Senhor Ele é o unigênito Filho de Deus Pai (João 3:16).

DE NOSSO SENHOR. O senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo é nosso Senhor porque reino sobre os nossos corações e nossas vidas por completo. Além de que Ele é Rei dos reis.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades e missão. Porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação em favor dos homens. Jesus é um nome próprio e a palavra Cristo fala de quem é Jesus de Nazaré, o Messias. Que é o mesmo que Emanuel, Deus conosco. O nome “Jesus” foi dado pelo próprio Deus Pai, por meio do seu anjo, e significa: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados.

O PAI DAS MISERICÓRDIAS E O DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO. O nosso Deus é o Deus das misericórdias. Lamentações 3:22 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. É Deus quem nos consola em todas as nossas tribulações (2 Coríntios 1:4), confirma justamente isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...