sábado, 22 de julho de 2017

2 Coríntios 1:11

2 Coríntios 1:11 - Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.
AJUDANDO-NOS. Paulo sabia que, de todos os livramentos que Deus o havia livrado tinha um ponto de referência também, que era a intercessão dos Coríntios em seu favor ao Senhor. Todo o serviço que ele tinha prestado a comunidade cristã naquela cidade não era em vão, pois eles lhes retribuíam com orações em seu benefício, a fim de que o Senhor lhe guardasse. Imagine um exercito de seguidores do reino de Cristo de joelhos em terra clamando pelo missionário, por isso que Deus abençoou a sua vida lhe concedendo livramentos das perseguições e perigos de morte.

TAMBÉM VOS. Era o momento de reconhecimento por parte do apóstolo, pelas orações da igreja por ele, como também agradecer as intercessões dos santos em seu favor. Trazendo a lembrança em forma de pedido indireto de que continuassem orando por ele, porque a obra missionária continuava. De forma que para que tudo transcorresse como se desejava era mais que necessário, à ajuda intercessora dos seus filhos e filhas na fé. Não somente dos que estavam em Corinto, mas em todas as igrejas. É comum encontrarmos Paulo pedindo oração por ele em suas epístolas.

COM ORAÇÕES POR NÓS. Com isso, o apóstolo dos gentios estava efetivamente solicitando as orações da comunidade cristã que estava na cidade de Corinto em seu favor, para que ele pudesse cumprir sua missão de levar as boas novas de Cristo por onde passasse, mesmo que tivesse que enfrentar as perseguições, tribulações e perigos de morte. A oração cristã, conforme as escrituras é uma conversa que temos com Deus, em forma de adoração, ações de graças e petições daquilo que necessitamos. A oração monoteísta e teocrática é dirigida ao Deus único e verdadeiro e não aos mortos, nem aos ídolos e nem as imagens de escultura.

PARA QUE PELA MERCÊ. A palavra “mercê” neste texto diz respeito a “favor, ajuda, intercessão”, e nos fala da ajuda e intercessão dos Coríntios em favor de Paulo. Neste ponto, Paulo declara que é indispensável às intercessões dos irmãos em seu benefício, porque isso vai resultar em graça diante de Deus, no sentido do Senhor atender as orações e lhe conceder livramento das perseguições, das quais ele sempre era alvo. Era a mesma coisa que Paulo dizer aos seus leitores, não se esqueçam de orar por mim, porque sou muito carente das orações de todos vocês.

QUE POR MUITAS PESSOAS NOS FOI FEITA. Certamente os leitores desta epístola ao receberem esta missiva ficaram contentes pelo reconhecimento do grande apóstolo Paulo, as orações feitas por eles em seu favor. Como o apóstolo conhecia os irmãos e irmãs daquela comunidade cristã, ele tinha certeza que uma grande quantidade deles vinham intercedendo pelo seu pai na fé, a fim de que o Senhor o guardar em suas atividades missionárias mundo a fora por onde passava, pregando o evangelho.

POR MUITAS TAMBÉM SEJA DADAS GRAÇAS A NOSSO RESPEITO. Ao lerem estas palavras em Coríntio, muitos destes que vinham orando por Paulo, certamente já começavam a render graças a Deus, por saber dos livramentos que o Senhor lhe deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...