segunda-feira, 24 de julho de 2017

2 Coríntios 1:16-17

2 Coríntios 1:16-17 - E por vós passar à Macedônia, e da Macedônia ir outra vez ter convosco, e ser guiado por vós à Judeia. E, deliberando isto, usei porventura de leviandade? Ou o que delibero, o delibero segundo a carne, para que haja em mim sim, sim, e não, não?
E POR VÓS PASSAR A MACEDÔNIA. A vontade de Paulo era durante a viagem missionária que pretendia fazer a Macedônia passar uns dias com a igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto. Matar a saudade dos seus filhos e filhas na fé, aproveitando a estadia ali para lhes comunicar a certeza do grande amor e afeição que o apóstolo sentia por todos. Para isso, ele já havia planejado diversas vezes, sendo, portanto, impedido até o momento. Nos planos de Paulo, a igreja de Corinto seria uma parceira importante na condução do missionário ao seu destino final, que seria a Macedônia, onde tinha uma missão a cumprir pelo do reino de Deus e de Cristo.

E DA MACEDÔNIA IR OUTRA VEZ TER CONVOSCO. A Macedônia era uma província romana situada ao norte da Grécia, que foi várias vezes visitada por Paulo, conforme (Atos 16:9-40, 17:1-15,20:1-6). É provável que essa viagem missionária que Paulo pretendia realizar fosse ao chamamento de uma visão que ele teve, conforme Atos 16:9 - E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. A igreja cristã que estava na Macedônia era uma comunidade generosa (Romanos 15:26). O apóstolo depois que estivesse na Macedônia pretendia retornar a Corinto mais uma vez.

E SER GUIADO POR VÓS A JUDÉIA. Passando mais alguns dias com a comunidade cristã que estava na cidade de Corinto, Paulo pretendia seguir viagem a Judéia. Além de missionário e pregador das boas novas de Cristo por onde passava, Paulo também fazia um trabalho social entre as igrejas. Ele recolhia doações com as igrejas mais ricas para distribuir com as igrejas que estivesse passando por dificuldades. A igreja de Cristo que estava na Judeia estava sendo perseguida, ao ponto dos cristãos terem os seus bens confiscados pelo império romano. Era um momento de solidariedade.

E DELIBERANDO ISSO. O escritor desta carta estava deliberando sua rota de viagem missionária por onde deveria passar, conforme era o seu desejo. Tudo isso fazia parte dos seus planos e ele planejava, de acordo com a vontade de Deus e conforme a boa vontade daqueles, que eram tocados em ajudar as comunidades cristãs, que estavam passando dificuldades financeiras, em consequências das perseguições.

USEI PORVENTURA DE LEVIANDADE? A pergunta de Paulo tem o intuito de rechaçar as críticas dos seus opositores, de que ele não gostava da igreja de Corinto, sendo ele um dos seus mais influentes fundadores. Não era por parte do apóstolo leviandade, o que ele estava deliberando em fazer. Não era que ele não quisesse ficar por mais tempo com a igreja em Corinto, nem era orgulho de sua parte, de forma alguma.

OU O QUE DELIBERO É SEGUNDO A CARNE? PARA QUE HAJA EM MIM, SIM, SIM, E NÃO, NÃO. Mas uma interrogação de Paulo aos seus leitores. Será que faço a minha própria vontade? Para que eu possa decidir sobre as minhas atividades missionárias? Paulo havia ensinado aos coríntios, de que fazia sempre a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...