segunda-feira, 24 de julho de 2017

2 Coríntios 1:14-15

2 Coríntios 1:14-15 - Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. E com esta confiança quis primeiro ir ter convosco, para que tivésseis uma segunda graça.
COMO TAMBÉM JÁ EM PARTE CONHECESTES EM NÓS. É provável que houvesse uma certa divisão na igreja de Corinto sobre os que aceitavam o ministério de Paulo e os que não aceitavam. Na sua primeira epístola ele deixa transparecer justamente isso. Haviam alguns que se classificavam de discípulos de Cefas, outros de Apolo, outros de Paulo e outros de Cristo. O mais provável é que pelo fato do ministério de Paulo não ser apoiado completamente pelo grupo apostólico, isso até certo ponto dificultava a credibilidade do apóstolo entre os que se achavam líderes do cristianismo.

QUE SOMOS A VOSSA GLÓRIA. Mas nem tudo era negativo para Paulo, uma vez que a maioria ou uma grande parte dos membros da comunidade cristã que estavam em Corinto reconheciam a autoridade de Paulo como apóstolo de Jesus Cristo, chamado, não pelos homens, mas sim, pelo próprio Senhor Jesus. Todos aqueles que foram ensinados pelo grande apóstolo continuavam com suas convicções de que Paulo não era nenhum forasteiro, nem aventureiro nas atividades evangelísticas e discipuladoras que exerceu na Igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto.

COMO TAMBÉM VÓS SEREIS A NOSSA. Certamente o apóstolo é levado a lembrar de quantos trabalhos e perseguições teve que enfrentar para ser um dos fundadores daquela igreja. E dando um olhar visionário para o futuro vislumbra os seus filhos e filhas na fé sendo salvos na vinda de Cristo Jesus. E com confiança focaliza no seu galardão em perceber e reconhecer de que não terá trabalhado em vão naquela região Ásia, porque o resultado será a vida eterna para os que são de Cristo, o Salvador.

NO DIA DO SENHOR JESUS CRISTO. Este dia do Senhor Jesus Cristo a que se refere o escritor desta carta, diz respeito ao dia do arrebatamento dos salvos e redimidos pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. É o dia da volta de Cristo para buscar os que ele comprou com o seu precioso sangue de todas as tribos, nações e povos. No entanto, existem aqueles que dizem que este dia do Senhor se refere ao dia em que Cristo vai galardoar os seus seguidores (2 Coríntios 5:10). Seja como for, este dia de Cristo Jesus nosso Senhor será um dia de vitória para a sua igreja remida.

E COM ESTA CONFIANÇA. A confiança de Paulo é que diante do reconhecimento de que ele representava um bom resultado pelo seu trabalho missionário na cidade de Corinto, o levava a ser um presente de Deus para aquela comunidade. Assim como tinha em mente a certeza de que na vinda de Cristo não seria decepcionado com um baixo resultado pela sua obra feita e executada naquela comunidade cristã.

QUIS PRIMEIRO IR TER CONVOSCO PARA QUE TIVÉSSEIS UMA SEGUNDA GRAÇA. Todavia, simplesmente ter tudo isso em mente e como parte de suas convicções não era suficiente para tranquiliza-lo. O seu maior desejo era de fato verificar em loco, com sua presença pessoalmente, se efetivamente estava certo naquilo que esperava e confiava ser entre os Corintos. Além do mais, o apóstolo não se contentava com o que já havia feito pelos seguidores de Cristo em Corinto, ele queria fazer ainda muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...