domingo, 23 de julho de 2017

2 Coríntios 1:13

2 Coríntios 1:13 - Porque nenhumas outras coisas vos escrevemos, senão as que já sabeis ou também reconheceis; e espero que também até ao fim as reconhecereis.
PORQUE NENHUMA OUTRA COISA. Há quem diga que alguns opositores de Paulo na cidade de Corinto buscavam descredenciar as palavras, os ensinos e os escritos do apóstolo, razão porque ele diz ter inimigos até dentro da comunidade cristã. Todavia, para rechaçar estas opiniões em contrário foi que ele escreveu essa segunda carta, tentando autenticar com a veracidade a primeira. Conjectura-se de que alguns dos líderes influentes de Corinto queriam mesmo sustentar a tese de que a primeira missiva de Paulo não teria sido escrita por ele, mas sim por um outro qualquer.

VOS ESCREVEMOS. O que Paulo havia escrito na sua primeira epístola tinha em seu conteúdo os mesmos princípios que ele havia ensinado e pregado para a comunidade cristã que estava na cidade de Corinto. Como o apóstolo estava em outro lugar, mas não se esquecia dos seus filhos e filhas na fé de Corinto, ele se utilizou da escrita para lembrar aquela igreja, as mesmas coisas que, quando presente lhes ensinava. Com isso ele dava provas de amor por eles, porque mesmo estando ausente no corpo, porem não estava desassociado daqueles que ele amava de todo o seu coração e mente.

SENÃO AS QUE JÁ SABEIS. Como um bom discipulador e mestre do conteúdo essencial da nova aliança de Deus com os homens, por meio de Cristo Jesus, Paulo por muito tempo transmitiu plenamente as novas regras da dispensação da graça de Deus, como sendo uma nova aliança. E, diga-se de passagem, que ele foi um dos líderes da igreja primitiva que mais recebeu luz e conhecimento sobre o novo tratado de Deus com a humanidade. Recebeu e transmitiu os ensinos da ética cristã, como sendo a revelação da vontade de Cristo sobre a sua igreja. Além de evangelizar, Paulo também ensinava.

OU TAMBÉM CONHECEIS. Quando Paulo se refere ao “saber”, na colocação anterior, ele esta se reportando ao saber teórico e memorial. Nesta parte, ao dizer que os Coríntios “conheciam” ai ele se refere ao conhecimento posto em prática. Com isso ele trazia a lembrança dos seus filhos e filhas na fé, que além dos ensinos teórico que havia lhes transmitido, teve a habilidade de lhes transformarem em praticantes daquilo que eles tinham aprendido com Ele, com Silvano e com Timóteo. Até porque, Paulo e os seus cooperadores não eram apenas discipuladores teóricos, mas também praticavam aquilo que eram objeto dos seus ensinos, e isso faziam para ensinar.

E ESPERO. Percebe-se uma certa preocupação do apóstolo, no tocante a um enfraquecimento na fé dos Coríntios. Não se sabe como, mas é certo se pensar que alguma informação havia chegado a Paulo, de que alguns daquela igreja estavam como que duvidosos, no que diz respeito ao que dele tinham aprendido. No entanto, a sua esperança é de que, os irmãos e irmãs permanecessem naquilo que tinham aprendido. Não foi nada fácil implantar uma comunidade cristã na cidade de Corinto, até porque ela tem o significado de cidade depravada, o que prevalecia ali era muita prostituição.

QUE TAMBÉM ATÉ AO FIM RECONHECEREIS. A esperança de Paulo é que a igreja de Cristo naquela cidade, não parasse no meio da caminhada, mas que permanecesse até o fim da jornada. Porque o segredo é “quem perseverar até o fim será salvo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...