quinta-feira, 27 de julho de 2017

2 Coríntios 1:24

2 Coríntios 1:24 - Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.
NÃO QUE TENHAMOS. Paulo acabara de dizer que para poupar os irmãos de Corinto de serem duramente repreendidos pessoalmente por ele, não tinha ainda ido ter com os seus filhos e filhas na fé em Corinto. O apóstolo era um missionário constituído por Cristo como pregador do evangelho e fundador de Igrejas. E qual é o papel do missionário? Ele é constituído por Cristo e enviado pela igreja para fundar novas comunidades cristãs onde ainda não existem igrejas. Fundando a igreja local, ele deve preparar obreiros locais para dar continuidade a obra e partir para outro campo. Por isso que Paulo afirma, não que tenhamos domínio sobre vós.

DOMÍNIO SOBRE. Não que tenhamos domínio sobre. O missionário não é dono da igreja, o dono da igreja é Cristo. É preocupante o que se ver e se percebe nos dias atuais com os que se acham líderes das igrejas. Quem defende a verdade sabe muito bem que uma instituição religiosa não é a mesma coisa que a igreja de Cristo. Por isso que têm surgido inúmeras novas denominações, porem a igreja de Cristo é uma só, porque a igreja de Cristo não é templo religioso, mas sim pessoas transformadas pelo poder do evangelho glorioso de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A VOSSA FÉ. Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé. É sempre bom lembrar que nos primeiros três séculos da era cristã, não haviam templos religiosos pertencentes ao cristianismo. O império romano não permitia a edificação de templos religiosos dedicados ao cristianismo, até o casamento entre a igreja e o Estado, que se deus em 312 de nossa era cristã. Por isso que Paulo não se refere a algo material como um templo ou uma instituição religiosa, mas ele se refere a algo espiritual, empírico, tal qual a fé. Ele se refere à fé dos irmãos de Corinto. A fé não é uma coisa material que se ver, mas é a prova do que não se ver (Hebreus 11:1). A fé é algo invisível, espiritual.

MAS PORQUE SOMOS COOPERADORES. Paulo não se achava no direito de dizer que tinha domínio sobre a igreja de Corinto, apesar de ter feito o que foi possível fazer pela igreja de Cristo naquele lugar, uma vez que, ele foi o seu principal fundador. Mas ele se classifica como “cooperador” da igreja de Cristo. Não é o que se ver com muitos líderes nas igrejas de hoje, onde se acham no direito de imporem domínio sobre os fieis. Qualquer líder que tentar impor sobre a igreja de Cristo uma ditadura religiosa pode ser classificado de falso cristo (Mateus 24:5). Porque querem tomar o lugar de Cristo, se ufanando de serem ungidos de Deus ou enviados de Deus, mas estão errados.

DO VOSSO GOZO. Mas somos cooperadores do vosso gozo. Com isso Paulo quis dizer que tinha apenas a missão de ajudar para que a igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto, sentisse muita alegria. Essa é a responsabilidade do obreiro do reino de Deus, promover a felicidade dos que seguem ao Senhor Jesus e não lhes servir de carrasco dominador. O papel do líder é proporcionar o bem estar da igreja de Cristo.

PORQUE PELA FÉ ESTAIS EM PÉ. O apóstolo reconhece humildemente que não tem mérito na existência da igreja em Coríntios, ele é apenas um produtor de alegria, ao dizer que os irmãos estão de pé, pelos seus próprios méritos, a fé deles, e nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...