terça-feira, 25 de julho de 2017

2 Coríntios 1:18-19

2 Coríntios 1:18-19 - Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não. Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.
COMO DEUS É FIEL. A fidelidade de Deus. As Escrituras nos ensinam a respeito da fidelidade de Deus. Deuteronômio 7:9 - Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. E a fidelidade de Deus é incondicional, 2 Timóteo 2:13 - Se formos infiéis, ele permanece fiel; Porque não pode negar-se a si mesmo. Podemos depositar toda a nossa confiança no Senhor porque jamais seremos decepcionados por ele. Quem confia em Deus pode ter a certeza de ser correspondido.

A NOSSA PALAVRA PARA CONVOSCO NÃO FOI SIM E NÃO. Não se sabe ao certo, se havia um convite da parte dos coríntios para que Paulo fosse os visitar. Ou se na sua primeira epístola eles entenderam de que Paulo lhes fizera uma promessa de ir ter com a igreja cristã na cidade de Corinto. Certamente, o apóstolo expressava por onde passava, que tinha uma afinidade peculiar com a igreja em Corinto, e que o seu desejo era de retornar ali para compartilhar com eles a graça de Deus em seu ministério.

PORQUE O FILHO DE DEUS. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias Messiânicas classificavam o Cristo como sendo Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o unigênito de Deus Pai de forma especial (João 3:16). O próprio Deus de Israel testificou de que Jesus é seu filho (Marcos 1:11)

JESUS CRISTO. Jesus “O Cristo”. O Jesus histórico, também chamado de Nazareno, o filho do carpinteiro e de Maria, é o mesmo Messias, de quem falaram os profetas e as Escrituras do Velho Testamento. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo e o adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão, porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome Cristo fala de quem Jesus de Nazaré realmente é. Ele é o Messias de Deus, o Emanuel, que é Deus conosco.

QUE ENTRE VÓS FOI PREGADO POR NÓS. A pregação de Paulo era absolutamente Cristocêntrica. Essa é em verdade a essência das boas novas do evangelho de Cristo Jesus. O apóstolo tinha um conhecimento extraordinário de tudo que envolve a nova aliança de Deus com os homens, por meio do Messias de Deus, Jesus de Nazaré. Paulo e os seus cooperadores focalizavam suas mensagens tanto para os Judeus como para os gentios lhes explicando de que, aquele Jesus de Nazaré, que foi crucificado em Israel, era o Messias prometido, o Emanuel, Deus conosco, Deus entre os homens.

ISTO É, POR MIM, SILVANO E TIMÓTEO, NÃO FOI SIM E NÃO; MAS NELE FOI SIM. Paulo era o grande missionário e um dos fundadores da igreja em Corinto, Silvano era um dos seus cooperadores no seu ministério e Timóteo era um dos auxiliares de Paulo, que recebeu desde criança os ensinos do evangelho e que, é provável que tenha sido um dos líderes da igreja em Éfeso. Cristo é o sim de Deus, conforme (2 Coríntios 1:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...