segunda-feira, 31 de julho de 2017

2 Coríntios 2:7

2 Coríntios 2:7 - De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.
DE MANEIRA QUE. No texto anterior, o autor escreveu que a igreja de Cristo em Corinto não tomasse deliberadamente atitudes de vingança contra aquele que estava fazendo movimentos contrários à autoridade apostólica de Paulo. Pelo contrário, o apóstolo recomenda que os irmãos demostrassem amor para com o ofensor, no sentido de comover pelo amor o coração do seu opositor, para que este viesse a se arrepender dos seus atos de maldades, contra quem só lhe fez o bem.

PELO CONTRÁRIO. Naturalmente, o ser humano procura até pelo sentimento de defesa, se vingar de todos aqueles que lhe faz oposição. No caso de Paulo, percebe-se o quanto ele era de fato um homem de Deus, que havia de verdade aprendido com Cristo o valor do perdão. Da mesma forma, ele recomendava que agissem pelo senso de compreensão, em não tomar vingança contra os que se levantavam contra eles.

DEVEIS ANTES PERDOAR-LHES. É claro que o escritor esperava que houvesse uma repreensão, ainda que indiretamente, contra o seu opositor, mas que, como cristãos, os líderes da igreja em Corinto perdoassem o malfeitor. Precisamos aprender com esse exemplo do apóstolo dos gentios, antes de tomarmos qualquer atitude de retaliação contra quem nos contraria. Ele disse: Sede meus imitadores (1 Coríntios 11:1).

CONSOLÁ-LO. A primeira atitude recomendada pelo autor é perdoar o seu opositor e depois procurar lhe consolar, se este seguisse o sentimento de arrependimento. Notamos que o apóstolo já tinha certeza que o seu opositor haveria de se arrepender dos seus erros, razão porque nos leva a imaginar que o apóstolo conhecia bem o irão que vinha se levantando contra seu ministério. Esse tal precisava de consolação.

PARA QUE O TAL. Não se sabe ao certo quem de fato era o opositor de Paulo na igreja de Corinto, neste momento em que ele escreveu esta carta. O apóstolo Pedro havia circulado por aquela região, é tanto que tinha alguns que defendia que ele se tornasse o líder daquela igreja. Apolo era outro que vinha fazendo um bom trabalho de ensinamento das Sagradas Escrituras. Mas Paulo foi o fundador da igreja em Corinto.

NÃO SEJA DE MODO ALGUM DEVORADO. Depois da repreensão feita pelos líderes locais da igreja de Corinto ao opositor do ministério de Paulo, o tal seria tomado de profundo arrependimento, que merecia a atenção dos irmãos, para que ele não viesse a se desviar dos caminhos de Cristo, nem muito menos se suicidar, tirando a própria vida. Isso nos dá a dimensão da gravidade dos erros cometidos por esse homem.

DE DEMASIADA TRISTEZA. Efetivamente está comprovado até mesmo pela ciência que a tristeza profunda na alma de um ser humano, além das suas possibilidades de suportabilidade pode leva-lo a morte física. Em se tratando da morte espiritual, isso também é fato, quando o indivíduo não procura a cura pelo perdão divino. No entanto, o escritor mostra o medicamento ideal para sarar a doença da alma do seu opositor, que era justamente lhe perdoar e trata-lo com amor e compreensão, como se nada tivesse acontecido, desde que ele se arrependesse verdadeiramente do seu erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...