segunda-feira, 10 de julho de 2017

Hebreus 13:5

Hebreus 13:5 - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
SEJAM VOSSOS COSTUMES. Os hebreus vinham do judaísmo, cheio de costumes e tradições totalmente opostos as doutrinas cristãs. Os leitores desta carta tinham que ser submetidos a grandes mudanças para se adequarem as novas doutrinas do evangelho de Cristo e da nova dispensação da graça. Todavia, eles conheciam os ensinos de Cristo, bem como as pregações e escritos dos apóstolos e das lideranças do cristianismo primitivo, e com isso, tinham as condições de viver uma nova vida.

SEM AVAREZA. Todo aquilo que fazia parte da antiga dispensação, conforme a legislação de Moisés levava os seguidores do judaísmo ao materialismo terreno, porque todas as promessas eram para esta vida presente, aqui e agora. Enquanto que, as doutrinas cristãs ensina que, tem bênçãos para esta vida, sim, no entanto, as maiores promessas são para a vida futura, chamada vida eterna, em Cristo Jesus. Essa avareza sobre a qual fala o autor diz respeito à ganância pelas coisas materiais.

CONTENTANDO-VOS. Essa é uma palavra de conscientização cristã, levando o povo de Deus a viver um tipo de vida tranquila, confiando inteiramente nas providências de Deus, porque ele como Pai, não permitirá jamais, que os seus filhos passem necessidades. Os seguidores de Cristo são convidados e estimulados a viverem pela fé de que o Senhor cuida dos seus, como também a depositarem sua esperança em Deus.

COM O QUE TENDES. Os remidos de Cristo são herdeiros de Deus, e do Senhor é a terra e a sua plenitude, e entende-se com isso, que o Senhor trabalha em favor dos que nele esperam. Aprendemos com a experiência, que o Senhor coloca como mordomo do que é seu, cada um, conforme a capacidade de saber administrar, sem achar que é seu, nem tão pouco se deixar dominar pelas formas do materialismo.

PORQUE ELE DISSE. Não se sabe ao certo a que texto se refere ao escritor, mas podemos afirmar que existem várias partes do Antigo Testamento em que Deus faz tais promessas aos seus servos. “Ele” se refere ao Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra, ele que faz as provisões devidas para que os seus filhos vivam bem. O autor deseja tranquilizar os corações de todos, com uma mensagem motivadora.

NÃO TE DEIXAREI. A presença de Deus é tudo que o servo de Deus precisa para viver uma vida quieta e sossegada, até porque esta presença nos basta. Esta mensagem também nos ensina sobre comunhão entre os servos de Deus e o Deus que tem prazer e manter contato com os seus filhos. Além de termos acesso ao trono da graça, nos é garantido igualmente que o próprio Deus nos acompanha passo a passo.

NEM TE DESAMPARAREI. Muitos dos seguidores do cristianismo, ao deixarem o judaísmo ou as religiões pagãs do império romano, automaticamente tinham seus bens confiscados pelo estado, vindo a perder tudo que tinham. Esses mesmo passavam a depender exclusivamente de Deus e das ajudas dos outros. O escritor sabendo da situação de penúria dos seus leitores, trás esta mensagem de encorajamento, em que o próprio Deus fala por ele, de que vai cuidar do seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...