terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tito 1:9

Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA. Neste ponto de sua epístola pastoral, Paulo recomenda que os obreiros devam ser diligentes no uso da palavra do evangelho, no sentido de fazer um bom combate contra os falsos mestres das heresias gnósticas e dos legalistas Judeus. Portanto, os líderes que deveriam ser consagrados ao ministério teriam por obrigação de serem conhecedores dos ensinos doutrinários do cristianismo para terem eficiência no combate aos ensinos dos falsos mestres. Somente usando a autoridade da fiel palavra do evangelho é que encontrariam forças para saírem vencedores. O apóstolo durante os tempos que estivera nas igrejas da Ásia cuidou em discipular bem os obreiros para que fossem firmes no conhecimento da nova aliança.

QUE É CONFORME A DOUTRINA. Assim como a velha aliança de Deus com Israel tem o seu conjunto de normas, o que é chamada de legislação mosaica. Na nova aliança não é diferente, Cristo quando esteve em Israel para implantar a nova aliança de Deus com a humanidade transmitiu seus ensinos em como se deve seguir o cristianismo por ele fundado. Além do mais, os apóstolos por ele chamados, como foi o caso de Paulo também, receberam revelações especiais e instruções dadas pelo Espírito Santo de Deus, em como fazer a vontade de Cristo e do reino de Deus. É justamente a estes ensinos do novo testamento, juntamente com as profecias messiânicas, que formam o conjunto doutrinário do novo pacto de Cristo e de Deus com a humanidade.

PARA QUE SEJA PODEROSO. Os judaizantes que não aceitaram a Jesus de Nazaré como sendo o Messias enviado por Deus Pai (João 1:10), procuravam de todas as formas destruir o cristianismo. Assim como as religiões pagãs que se baseavam nas filosofias mitológicas das religiões naturais, buscavam por meio dos falsos ensinos heréticos combaterem a nova religião de Cristo. E os líderes do cristianismo nas igrejas precisavam serrem poderosos nas palavras do evangelho para suplantarem os que lhes faziam oposição por meio do judaísmo e do gnosticismo. Os novos obreiros a serem consagrados deveriam ser mais fortes do que os inimigos do evangelho.

TANTO PARA ADMOESTAR COM A SÁ DOUTRINA. Os bispos e presbíteros eram responsáveis pelo ensino doutrinário das igrejas de Cristo. Com isso tinham a responsabilidade de alimentarem bem os seguidores de Cristo na sã doutrina para não se desviarem dos caminhos do Senhor e voltarem para o judaísmo ou para o paganismo. Cabiam aos obreiros locais ensinarem as coisas do reino de Deus e projetar a igreja em buscar as coisas que são de cima para não caírem nas armadilhas dos ensinos heréticos dos enganadores judaizantes nem dos falsários gnósticos.

COMO PARA CONVENCER OS CONTRADIZENTES. Tanto os legalistas judaizantes quanto os falsos mestres gnósticos faziam parte e estavam infiltrados nas igrejas cristãs. E os líderes das comunidades cristãs não podiam expulsá-los, mas tinham que com muita sapiência os convencê-los de que estavam errados, e que precisavam retornar para o evangelho de Cristo. O líder local não podia desistir destes seus opositores, mas precisava convencê-los de que eles precisavam de salvação em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...