sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Tito 3:2

Tito 3:2 - Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
QUE A NINGUÉM INFAME. O autor continua com suas instruções para com a igreja de Creta no que tange a ética cristã ou a doutrina do evangelho de Cristo. Encontramos na mensagem do evangelho da verdade todos os ensinos necessários para vivermos de tal modo a sermos exemplos de vida para toda a sociedade. O que os discípulos de Cristo precisam é conhecer a palavra do evangelho e por em prática todos os conselhos transmitidos por Cristo e os seus apóstolos e escritores do novo testamento e da palavra de Deus. Paulo recomenda a Tito que ensina aos cristãos de Creta de que não sejam difamadores da vida alheia nem com calúnia nem falso testemunho.

NEM SEJAM CONTENCIOSOS. Uma pessoa contenciosa e alguém que se deixa dominar pelo egoísmo de achar que é dono da verdade e quem os outros têm que se submetem as suas ideias e conceitos. O contencioso está sempre a espreitar a alguém para a contenda de ideias, sem, no entanto respeitar as vontades do próximo, e os cretenses eram mestres em com arrogância buscar dominar e escravizar a mente dos outros por meio de suas filosofias impositivas. O que o autor recomendava era de que os irmãos fossem pessoas que respeitassem a opinião dos outros, até porque Deus criou o homem com livre arbítrio para fazer suas escolhas, e isso deve ser respeitado.

MAS MODESTOS. Esta palavra quer dizer: Cordato, gentil, tolerante, maleável e educado. Em vez de tentar empurrar de ouvido adentro de forma forçada as suas próprias ideias, quem é modesto procura com sentimento de compreensão dialogar de forma educada com os outros. Muitos cristãos precisam rever suas formas de transmitirem o evangelho para que possam se adequar a esta recomendação do evangelho das boas novas. Quem prega o evangelho não tem o direito de forçar as pessoas a se converterem a sua religião, uma vez que, quem convence o pecador dos suas falhas é o Espírito de Deus pela palavra e não o pregador. É o que diz a palavra.

MOSTRANDO TODA A MANSIDÃO. Muitos pregadores quando transmitem a mensagem do evangelho para os pecadores, mais parecem que vão implantar a grande tribulação antes da vinda de Cristo. O que é o evangelho? São boas novas! E o que são boas novas? É uma boa mensagem em que os ouvintes se sintam bem em ouvi-la. As boas novas tem que ser transmitidas de tal maneira que produza paz, alegria e bem-estar. Mostrar mansidão não é gritar desesperadamente nos ouvidos dos pecadores tentando forçar uma suposta conversão. Tem muitos tipos de mensagens que funciona como o estopim do que se pode chamar de pressão psicológica e isso não é bom.

PARA COM TODOS OS HOMENS. Não podemos fazer acepção de pessoas naquilo que fazemos ou falamos. Assim como se vive quando está dentro da igreja, da mesma forma se deve viver no meio da sociedade. O seguidor de Cristo, como luz do mundo e sal da terra deve em todos os aspectos demonstra espírito de mansidão e compreensão para com todas as pessoas. Certamente o autor tem em mente o combate ao que parece ser pessoas de dupla personalidade, na igreja é um cordeirinho e fora da igreja é um lobo. As pessoas do mundo ao olhar para um servo de Cristo tem que ver nele a diferença entre os que servem a Deus e os que não servem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...