segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tito 1:1

Tito 1:1 - Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade.
PAULO, SERVO DE DEUS. Paulo, O significado do seu nome é: “Pequeno”. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Servo, Ele próprio se alto classificou de servo, que neste caso é escravo, alguém que fica a disposição de outrem, sem mesmo esperar recompensas. Servo de Deus, na realidade, depois de sua conversão ao cristianismo, Paulo se dispôs a ficar totalmente a serviço de reino de Deus e de Cristo. Não fazia mais a sua própria vontade, mas sempre se colocava a serviço de Deus, de Cristo e de sua igreja.

E APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também. Não há como negar a importância do apóstolo Paulo nos começos da igreja primitiva, e o testemunho das tradições cristãs conta em favor do seu apostolado.

SEGUNDO A FÉ DOS ELEITOS DE DEUS. Paulo se tornou apóstolo segundo a fé dos eleitos de Deus. Não foi segundo a vontade do grupo apostólico, nem por sua própria vontade. Conforme ficamos sabendo no livro de Atos dos apóstolos ele teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus, que o chamou e o elegeu como apóstolo enviado aos gentios para pregar as boas novas do reino de Deus. Isso tudo por meio da sua fé em Cristo. Eleitos de Deus, isto nos fala da predestinação bíblica da vontade soberana de Deus na vida de alguém para uma missão específica. No caso de Paulo, ele foi eleito por Deus para ser apóstolo do reino de Cristo aos gentios.

E O CONHECIMENTO DA VERDADE. Quando Paulo teve o seu encontro pessoal com Cristo na estrada de Damasco, ele passou quase três anos nos desertos da Arábia, se preparando para ser o grande apóstolo de Cristo, enviado aos gentios. Antes disto ele já era um profundo conhecedor das sagradas escrituras da literatura religiosa dos Judeus. Depois de sua conversão ao cristianismo se dedicou absolutamente ao evangelho iluminador da nova aliança e alcançou em profundidade os mistérios da nova aliança de Deus com a humanidade. Esta verdade que Paulo fala é o evangelho.

QUE É SEGUNDO A PIEDADE. Na nova aliança de Deus por meio de Cristo conforme o evangelho da graça, tudo funciona por amor. Cristo chamou e elegeu a Paulo por amor a ele e aos gentios que seriam alcançados pela sua pregação. E o apóstolo se entregou corpo, alma e espírito a obra do reino, por amor a Cristo e ao seu evangelho, como também por amor aos gentios, que precisavam de Cristo e do evangelho libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...