domingo, 7 de dezembro de 2014

Tito 1:7

Tito 1:7 - Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.
PORQUE CONVÉM QUE O BISPO SEJA IRREPREENSÍVEL. O cargo de presbítero em termos de ofício também era chamado de Bispo ou ancião. Mas o escritor dar-nos a entender que temos neste caso uma função específica para o bispo supervisor. Este era encarregado de administrar os demais presbíteros e ser, além disto, supervisor de uma área muito maior do que uma igreja local. O bispo era alguém que cuidava do ensino e da pregação da palavra de Deus. Assim como os presbíteros do texto anterior, também precisava ser irrepreensível, tendo um bom testemunho diante da sociedade, como também diante da igreja e dos demais presbíteros do ministério.

COMO DESPENSEIRO DA CASA DE DEUS. A palavra despenseiro descreve sobre a graduação dentro do ministério daquele que era administrador da igreja e que cuidava dos interesses gerais da comunidade. Até porque a função de bispo dentro da comunidade cristã cabia aquele que governava sobre a igreja e sobre o ministério ou ministérios quando atingia uma área maior do que a igreja local. Além do mais era o responsável sobre a ministração das doutrinas fundamentas da ética cristã. Nem todos os que faziam parte do ministério poderiam usar da palavra para doutrinar a igreja de Cristo, mas somente aqueles que ocupavam posições de mestres ou doutores.

NÃO SOBERBO, NEM IRACUNDO. E segue as características daqueles que deveriam fazer parte do ministério e que ocupavam a posição de bispo da igreja de Cristo. Não poderia ser uma pessoa soberba nem alguém que se achava melhor do que os outros. Não poderia ser uma pessoa orgulhosa e que por ocupar uma posição de destaque procuram pisar os demais. O bispo tinha que ser uma pessoa humilde e simples o suficiente para ter o sentimento de que todos são iguais perante Deus. Também não poderia ser uma pessoa iracunda, que é a mesma coisa que uma pessoa que se ira com qualquer coisa. Esse é o tipo de pessoa mal humorada, sempre de cara fechada.

NEM DADO AO VINHO, NEM ESPANCADOR. Os cristãos nem proibiam nem também liberavam, o uso do vinho, mas defendiam de que se alguém dele quisesse usar, assim o fizesse de forma muito moderada. Timóteo era um Bispo e também presbítero e Paulo fez uma recomendação um tanto estranha para ele do ponto de vista de alguns cristãos mais radicais nos dias de hoje. 1 Timóteo 5:23 - Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. Além do mais o bispo, não poderia ser espancador. Mas que ensinassem como amor e carinho, sem desejar espancar a igreja com a palavra.

NEM COBIÇOSO DE TORPE GANÂNCIA. O bispo, que também era um pastor ou um presbítero, não poderia fazer de sua missão uma profissão. Não poderia visar tirar lucro com o seu ministério. Não poderia se enquadrar nas características de um mercenário que faz a obra de Deus por dinheiro. O bispo não poderia ser ganancioso nem vender a palavra de Deus nem as orações. Não poderia ser cobiçoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...