sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:14

Tito 2:14 - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
O QUAL. Se refere a Cristo Jesus, que prometeu que haveria de voltar para buscar os remidos que ele comprou com o seu precioso sangue na cruz do Calcário. O qual diz respeito a Jesus, o Nazareno, o Messias de Deus, que veio para cumprir as promessas do Pai, no que concerne a salvação da humanidade. Foi ele quem instituiu a nova aliança da graça de Deus e nos deixou o evangelho das boas novas como legislação do cristianismo. Ele era o Emanuel de Deus, que se manifestou na terra como sendo Deus entre os homens. É o Cristo de Deus que cumpriu todos os requisitos de Salvador. O qual é o Bom Pastor, que deu a sua vida pelas suas ovelhas.

SE DEU A SI MESMO POR NÓS. Sobre isso já estava prometido, conforme Isaías 53:4-7 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

PARA NOS REMIR DE TODA INIQUIDADE. A morte de Cristo na cruz do Calvário tinha o peso da redenção da humanidade. Cristo não pecou, não errou nem falou, mas ele si deu a si mesmo em preço de redenção. Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, com isso entende-se que ele foi imolado e sacrificado em lugar dos pecadores. O castigo que nos trás a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados, esse foi o trabalho de reconciliação que Jesus realizou entre Deus e os homens. Quando se diz que Cristo é o “remidor” é porque ele nos comprou para si mesmo com o sacrifício voluntário de si mesmo. Cristo morreu para nos dar vida.

E PURIFICAR PARA SI UM POVO SEU ESPECIAL. O sacrifício remidor do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tem o efeito de perdão divino para os remidos em Cristo Jesus. A igreja de Cristo conta com o perdão de Deus em Cristo Jesus, uma vez que a remissão implantada por Cristo, restabelece o vínculo de reconciliação com o Criador, portanto, a paz entre Deus e os homens é o que prevalece na nova dispensação da graça. Os remidos em Cristo gozam dos privilégios da graça divina, porque é o novo Israel de Deus, que pela expiação de Cristo tem promessa de vida eterna. E isso inclui o perdão das iniquidades, e a santificação do espírito e da alma.

ZELOSO DE BOAS OBRAS. Quando se diz que os remidos de Cristo é um povo zeloso é porque é um povo que se dedica de corpo, alma e espírito as coisas do reino de Deus e que procura dentro do possível buscar as coisas do céu. A igreja de Cristo é a representação real do reino de Cristo na terra, por isso, que os seguidores do Senhor Jesus valoriza mais as coisas do evangelho do que as coisas materiais. E quando se afirma que os discípulos de Cristo é um povo de boas obras é que os salvos se esforçam o máximo para dar bom testemunho de que Cristo é o Senhor de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...