sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Tito 1:12-13

Tito 1:12-13 - Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
UM DELES, SEU PRÓPRIO PROFETA. “Um deles”, certamente Paulo se refere à Epimênides de Cnossos, um escritor muito conhecido dos seus leitores. Além de ser conhecido como escritor grego ele era tido por muitos como um dos profetas pagãos. O escritor não se refere a qual de suas literaturas ele estava escrevendo, mas na frase seguinte usa uma de suas citações para ilustrar bem o estado moral dos hereges que se infiltravam nas igrejas cristãs para tentarem deturpar a genuína mensagem do evangelho de Cristo. Paulo também era conhecedor da cultura da época e usou do material que os próprios mestres gnósticos utilizavam para combatê-los.

DISSE: OS CRETENSES SÃO SEMPRE MENTIROSOS. O que disse o profeta dos falsos mestres gnósticos? Os cretenses são sempre mentirosos! Cretenses eram os filósofos de Creta, e Creta era uma ilha para onde estava escrevendo o apóstolo Paulo. Não que todos os cidadãos de Creta fossem mentirosos, mas o que eles consideravam profeta deles dirigiu esta palavra aos chefes religiosos do gnosticismo. Com isso o apóstolo estava alertando a igreja de Creta de que os ensinos gnósticos eram fundamentalmente baseados na mentira, portanto, não mereciam nenhum crédito.

BESTAS RUINS, VENTRES PREGUIÇOSOS. Neste ponto, o apóstolo faz duas acusações fortes contra os judaizantes, e também e principalmente contra os falsos mestres gnósticos. Esta expressão “bestas ruins” é uma colocação dura e que descreve o quanto os opositores do evangelho eram bestiais e maléficos em suas investidas contra a verdade das doutrinas do cristianismo. “Ventres preguiçosos”, na verdade Paulo quis dizer que estes malandros não queriam trabalhar, mas se aproveitavam da simplicidade da igreja para tirarem proveitos financeiros do suor dos outros.

ESTE TESTEMUNHO É VERDADEIRO. Paulo não escreve que o profeta deles fosse verdadeiro, mas que sua citação se encaixava muito bem, no tocante ao que eram realmente os falsos mestres do gnosticismo. Conhecedor que era destes hereges gnósticos da ilha de Creta, o apóstolo ataca diretamente os opositores do evangelho com o testemunho de alguém que os próprios mestres gnósticos consideravam ser ele um profeta. Paulo utilizou o que eles diziam ser verdade, contra eles próprios.

PORTANTO, REPREENDE-OS SEVERAMENTE. O apóstolo transmite segurança ao seu filho na fé para que ele usasse de autoridade no combate a estes falsos mestres. Em outras palavras é como se Paulo tivesse dito a Tito: Não alisa esta gente porque são perniciosos no meio da igreja, mas seja duro com eles. Repreende-os severamente, se tiver algum que seja membro da igreja, usa da disciplina para que se convertam.

PARA QUE SEJAM SÃOS NA FÉ. Mais uma vez o apóstolo nos dá a entender que estes mestres gnósticos eram pessoas infiltradas no seio da igreja. Talvez muitos deles ou quase todos fossem até membros das igrejas cristãs. Com isso aprendemos que nem todos que ensinam nas igrejas transmitem a sã doutrina do evangelho. Não é pelo fato de alguém utilizar da bíblia que seja um verdadeiro ensinador do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...