sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:9

Tito 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os servos precisavam mesmo era de conselheiros e não de imposições duras com suas regras impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. Portanto, exortar e aconselhar, onde a pessoa que está sendo aconselhada é quem deve decidir.

AOS SERVOS. Estes servos a que se refere o autor podem ser vistos como vários tipos de pessoas. Eles podem representar os auxiliares da igreja que estavam a serviço do ministério e da comunidade cristã. Também podem representar todos àqueles que eram empregados de senhores cristãos ou não. Por fim, pode ser que o autor esteja se dirigindo aos antigos escravos. Neste tempo em que Paulo escreveu esta carta, ainda não tinha sido abolida a escravidão no mundo. Portanto, era grande a quantidade de escravos que faziam parte da igreja de Cristo. Eram servos de cristo e dos homens.

A QUE SE SUJEITEM. O fato de serem servos de Cristo, não mudava a situação social a que viviam. E como Cristo que eram precisavam dar bons exemplos de servos que eram dos seus senhores. Aqueles que faziam parte da igreja de Cristo e seguidores do evangelho das boas novas tinham por obrigação a serem melhores como servos dos seus senhores do que os não convertidos para não envergonharem o evangelho. Porque na realidade de quem diz que é servo de Cristo, a sociedade cobra mais.

A SEUS SENHORES. Estes senhores podem ser os líderes das comunidades cristãs locais, como também a todos aqueles que ocupavam posição de grande responsabilidade diante da igreja. Também podem ser todos aqueles que tinham posses financeiras e com empregados a sua disposição. No entanto, é mais provável que o apóstolo se refira aos senhores de escravos dos tempos mais antigos. Nos tempos mais remotos, quem tinha grandes riquezas compravam pessoas como se fossem mercadorias e as tornavam seus donos e, portanto, seus escravos sociais.

E EM TUDO AGRADEM. O conselho do apóstolo a Tito era de que ele ensinasse aos servos a que buscassem agradar aos seus senhores. Nem todos os senhores de escravos eram carrascos, e aqueles escravos que fossem mais submissos se tornavam pessoas de confiança e passavam a gozar de certos privilégios sobre os demais.

NÃO CONTRADIZENDO. Aqueles servos que desobedecesse às ordens dos seus senhores seriam mais castigados. Mas aqueles que buscassem agradar aos seus senhores eram recompensados com trabalhos mais leves e até com melhores condições de vida do que os demais. O conselho era para o bem dos servos cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...