quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Tito 1:4

Tito 1:4 - A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
A TITO, MEU VERDADEIRO FILHO, SEGUNDO A FÉ COMUM. Ele era o líder da igreja de Cristo na ilha de Creta quando Paulo lhe escreveu esta carta. Ele aparece no novo testamento como exemplo de um líder ideal, conforme se ver em (2 Coríntios 8:16-17), e é usado por Paulo como exemplo de alguém que trabalha pela obra com propósito e determinação, com intensa alegria (2 Coríntios 7:13-15). Meu verdadeiro filho, Certamente ele foi alcançado com o evangelho por meio das atividades evangelísticas do apóstolo, assim como o foi seu outro filho na fé Timóteo. Segundo a fé comum. Obviamente que Paulo se refere à fé conforme o evangelho de Cristo e que havia se espalhado por todos os recantos do mundo civilizado de então.

GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança foram todos alcançados pela graça de Deus e de Cristo Jesus.

MISERICÓRDIA E PAZ. A palavra misericórdia na saudação como acréscimo nos fala sobre a bondade de Deus para com a humanidade. E a palavra paz sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, alguns dos bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo. Até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Cristo. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11).

DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI. Tanto a Graça, como a paz e a misericórdia vem da parte de Deus nosso pai. Uma vez que ele nos reconciliou consigo mesmo. 2 Coríntios 5:18 - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação. E isso foi possível por conta do seu grande amor em prol da humanidade. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneiro, que deu o seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. Deus foi o grande projetista do plano de salvação que Cristo veio a terra para executá-lo em prol dos pecadores perdidos e alienados.

E DA DO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR. O Senhorio de Cristo é destacado em toda a extensão do novo testamento, com detalhes em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Jesus quer dizer: aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados. É o nome próprio do Filho de Deus, o homem chamado, Jesus de Nazaré. Cristo nos fala da missão do Messias de Deus, como sendo o enviado e ungido de Deus pai. Quando diz que ele é o nosso salvador, isso nos fala de sua missão remidora em prol do mundo e em prol dos que se haviam perdido. Só há salvação em Cristo Jesus, nosso salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...