sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:15

Tito 2:15 - Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
FALA DISTO. Falar do que? O autor desta carta recomenda que o seu amigo Tito pregue sobre o conteúdo desta epístola na igreja que ele administra e por onde passar anunciado os ensinos do evangelho das boas novas de Cristo. O desejo de Paulo era de que a mensagem da salvação fosse anunciada de todas as formas, aconselhando a todos os homens que se convertam e deixem as coisas profanas do mundo para viverem para as coisas de Deus e do seu reino. Além do mais, o apóstolo também recomenda a Tito que ensine a doutrina do evangelho de Cristo, a fim, de que os cristãos vivam uma vida digna do nome de Cristo com o bom testemunho.

EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que a igreja precisavam mesmo era de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. É bom lembrar que estamos no tempo da nova dispensação da graça e não no período a lei de Moisés.

E REPREENDE. O que Paulo recomenda a Tito era de que ele colocasse as coisas em ordem para que a igreja de Creta não virasse a casa de mãe Joana. Na realidade espera-se de um líder cristãos, aquele que administra a igreja de Cristo, ou templo religioso do cristianismo, que ele seja uma pessoa organizada e que procure dentro do possível incentivar os seguidores do evangelho a que respeitem o templo, como local de reunião da comunidade cristã, onde se cultua e se adora a Deus. Essa repreensão a que se refere o autor diz respeito a conversar com aquelas pessoas que não estão de acordo com a doutrina do evangelho e aconselhar para que se concerte.

COM TODA AUTORIDADE. Tito, ao que tudo indica era um jovem líder cristão, que foi ordenado por Paulo ao ministério, mas que por ser ainda muito jovem, alguns dos mais antigos não queriam lhe respeitar como líder da igreja de Creta. Neste ponto, Paulo lembra a Tito e certamente aos demais líderes locais da igreja de Creta, que Tito era uma autoridade eclesiástica que representava a Cristo e também ao grande apóstolo Paulo, que o havia consagrado ao ministério. De forma que Paulo, tal como era, dava carta branca a Tito para que pregasse, ensinasse e exortasse com autoridade.

NINGUÉM TE DESPREZE. É provável que o autor tinha em mente aqueles que se achando mais velhos que Tito, e se achavam no direito de menosprezarem o jovem ministro, Tito. Também pode-se conjecturar que alguns do apóstolos de Jerusalém visitassem aquela cidade, onde Tito era o ministro do evangelho, e procurassem impor restrições ao ministério de Tito. Coisa que Paulo não admitia, nem aceitava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...