sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Tito 3:4

Tito 3:4 - Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens.
MAS QUANDO APARECEU. Esta referência ao tempo, diz respeito à manifestação do Messias prometido no planeta terra para implantar a nova dispensação da graça, pelo conhecimento do evangelho das boas novas aos homens. O próprio Paulo em outra parte de sua literatura religiosa ele diz: Mas vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho Jesus, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4:4). Essa é também uma referência a uma das mais antigas promessas de Deus para a humanidade descrita em Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. A semente da mulher é justamente Jesus de Nazaré, que venceu a satanás.

A BENIGNIDADE. A vinda do Messias de Deus ao planeta terra para implantar a nossa dispensação da graça foi um projeto de Deus para redenção da humanidade, que respinga benignamente em toda a criação. A epifania do Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens foi à perfeita manifestação da misericórdia do Criador sobre os seres humanos e sua criação por inteira. Deus em Cristo Jesus estava demonstrando a plenitude de sua bondade sobre os homens perdido, abrindo assim, a possibilidade de redenção para todo aquele que crer no seu Filho Jesus Cristo. Em fim, a obra perfeita de Cristo, pela sua expiação, promoveu a reconciliação com Deus.

E O AMOR DE DEUS. O mesmo autor expressa muito bem este mesmo pensamento ao afirmar: Romanos 5:8- Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. E o evangelho em miniatura nos fala exatamente sobre este amor de Deus pelo mundo, conforme esta escrito em João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Foi movido por este tão grande amor, que o Criador remiu sua criação, principalmente os seres humanos que ganhou a esperança de vida eterna e salvação em Cristo Jesus. A vinda do Messias, o Cristo foi a maior prova deste amor infinito de Deus pelos homens.

NOSSO SALVADOR. Normalmente é o Senhor Jesus Cristo que é chamado pela mensagem do evangelho de salvador, e não Deus Pai. No Novo Testamento encontramos por vinte e quatro vezes esta mesma palavra, “Salvador”, sendo que dezesseis são dirigidas a Cristo e oito a Deus, o Pai. No Velho Testamento essa palavra é atribuída diretamente ao Deus de Israel, como o Deus que dar livramento aos seus servos. Todavia, na mensagem do evangelho essa palavra fala de Deus como salvador por meio do seu Cristo, mediante a missão do Messias. Seja como for, tanto Deus Pai como Cristo é quem salva realmente o pecador dos seus pecados e da condenação.

PARA COM OS HOMENS. Na realidade, toda a criação foi atingida pela redenção que há em Cristo Jesus. Mas o grande beneficiado com esta redenção realizada por Deus mediante a expiação de Cristo foi efetivamente o homem. É tanto que, o Messias de Deus se manifestou como homem para salvar os homens perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...