sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:10

Tito 2:10 - Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
NÃO DEFRAUDANDO. O apóstolo continua neste ponto dando os seus conselhos práticos para os servos cristãos, que podem ser todos aqueles que são trabalhadores assalariados ou os que viviam sob o regime de escravidão, mas que eram cristãos. Neste caso, defraudar quer dizer, ser infiel para com os seus patrões. O conselho do autor era de que os servos não desviassem o que era do seu patrão, nem para si, nem para outros. Esperava-se que assim como eles eram fieis para com o Senhor Jesus Cristo nas coisas de Deus, que fossem igualmente fieis aos seus patrões.

ANTES MOSTRANDO TODA. O que Paulo recomenda neste particular era de que houvesse transparência nos serviços prestados aos servos para com os seus patrões ou donos, no caso dos escravos. Que eles não escondessem nada dos seus superiores, mas que com extrema fidelidade no que faziam demonstrassem a todos que estavam dando um bom testemunho de cristãos que eram. Nada de camuflarem situações para levar vantagem, mas com a verdade buscassem fazer o que era correto diante dos seus superiores e diante dos demais que também eram servos.

A BOA LEALDADE. Somente através do temor a Deus era que os servos cristãos podiam demonstrar esta boa lealdade aos seus patrões. O ser humano natural busca tirar vantagens pessoais sempre que surge a oportunidade. No entanto, com o servo que diz ser discípulo de Cristo, não deve ser assim. Antes, precisa provar a todos de que assim como ele é na presença das pessoas, também se comporta quando sozinha em qualquer situação. Porque quem é servo de Cristo sabe que o Senhor é Onisciente e Onipresente, ele sabe de tudo e está em todos os lugares ao mesmo tempo.

PARA QUE EM TUDO. Seja servo, seja livre, a nossa vida é a bíblia dos que não servem a Deus, de maneira que eles descobrem a vontade de Deus por meio do nosso testemunho de vida. Todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo são convocados a viverem um bom testemunho de vida em todas as áreas de sua existência. Os erros de um servo de Cristo diante da sociedade redonda em o evangelho ser envergonhado pelo seu mau testemunho. Devemos dar bom exemplo em tudo que fizer ou falarmos, porque desta forma estaremos glorificando a Cristo.

SEJA ORNAMENTO DA DOUTRINA DE DEUS. Quando se fala sobre ornamento, está se falando daquele que deixa uma coisa mais bonita e melhor. Quando na realidade vivemos um bom testemunho de vida diante da sociedade, demonstramos para os incrédulos que vale a pena servir ao reino de Deus. Servimos diante da sociedade de ornamento para representar perante o mundo que a melhor opção de vida é buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Por meio do nosso testemunho de vida tornamos o evangelho mais atrativo e desejável pela sociedade.

NOSSO SALVADOR. A mensagem central do evangelho é de que Cristo é o nosso salvador, no entanto, tudo provem de Deus, que estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. Deus é o nosso salvador, quando por amor ilimitado nos deus o seu Filho unigênito como mediador de uma nova aliança. A aliança da graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...