sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:8

Tito 2:8 - Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
LINGUAGEM SÃ. O autor tanto aconselha ao próprio Tito, como também transmite sua doutrina quanto ao modo de falar dos cristãos. Essa linguagem sã diz respeito ao mundo de falar que não sirva de escândalo para o evangelho de Cristo. Espera-se que um servo de Deus e principalmente um líder cristão, como é o caso de Tito, use a sua voz para falar das coisas do reino de Deus e não para ficar falando coisas que não convém a alguém que diz que é testemunha de nosso Senhor Jesus Cristo. A linguagem sã é aquela que produz vida e que pode levar a outrem a se converter.

E IRREPREENSÍVEL. Em uma conversa existe o transmissor e o receptor das palavras. De forma que se faz necessário que aquele que serve a Cristo monitore o que ele esta transmitindo para os seus ouvintes para que não venha a envergonhar o evangelho que transmite. E isso também serve para o estilo de pregação que se faz, porque se tem alguém transmitindo a palavra, também tem alguém ouvindo. E a nossa pregação deve ser de acordo com o evangelho para que os infiéis não se escandalizem. Tem alguns tipos de mensagens, que melhor fosse não ser transmitidas, porque mais gera confusão do que edificação de vidas e salvação.

PARA QUE O ADVERSÁRIO. Este adversário pode ser o diabo com os seus demônios, mas também pode ser os opositores do evangelho de Cristo. Neste tempo em que foi escrita esta carta, o império romano se destacava como opositor da pregação do evangelho de Cristo, porque as autoridades do império foram responsáveis pela morte de Cristo e não satisfeitos com isso, buscavam de todas as formas destruírem a religião fundada pelo Senhor Jesus, que era o cristianismo. Sem contar com os judaizantes, com os falsos mestres gnósticos e os líderes das religiões pagas que se levantavam a todo o momento contra o evangelho da verdade de Cristo Jesus.

SE ENVERGONHE. Se os cristãos se comportassem de maneira irrepreensível no modo de falar e pregar a palavra de Deus, os judaizantes que se oponham as verdades de que Jesus era o Messias, os falsos mestres gnósticos que transtornavam o evangelho de Cristo com suas filosofias sufistas, os líderes das religiões pagãs e o império romano, além do próprio satanás com os seus demônios ficariam todos envergonhados diante do sucesso da pregação do evangelho das boas novas de Cristo Jesus. A receita para vencer o adversário neste particular era saber se expressar.

NÃO TENDO NENHUM MAL DE QUE DIZER DE NÓS. Só lembrando do caso do Senhor Jesus, os seus adversários buscavam motivos de que o acusar pelo que ele dizia e testemunhava para o prender e o mata-lo. Assim, acontecia com os cristãos primitivos, os adversários do evangelho buscavam reprovar o que os pregadores falavam para ter de que os acusarem diante das autoridades romanas. Se os pregadores do evangelho falassem alguma coisa contra outras religiões e as leis dos homens eram logo presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...