quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Tito 3:5

Tito 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.
NÃO PELAS OBRAS DE JUSTIÇA QUE HOUVÉSSEMOS FEITO. Ninguém será salvo pela sua própria justiça nem pelas boas obras praticadas para com o seu semelhante, porque a obra de salvação e justificação provém de Deus em Cristo Jesus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Esta é sem dúvida uma das grandes declarações do evangelho em favor da justiça de Deus e não dos homens. As obras de justiça praticadas pelos homens não lhes dar o passaporte para a vida eterna, porque isso apenas cumpre uma função para a qual o homem foi criado.

MAS SEGUNDO A SUA MISERICÓRDIA. Esta é a expressão sine quanon do evangelho da verdade da nova aliança de Deus com a humanidade no que concerne ao processo de Salvação dos homens. Se alguém tem o direito de ser participante da salvação, isso não é pela sua própria justiça pessoal, mas depende inteiramente da misericórdia de Deus, que deu o seu unigênito Filho para salvar a humanidade perdida. O amor de Deus ativou seus mais profundos sentimentos de misericórdia pela humanidade, ao ponto dele redimir por Cristo os homens e reconciliá-los consigo mesmo.

NOS SALVOU. O uso do verbo no passado aponta para a obra perfeita de redenção já realizada por Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Romanos 3:23-26 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. O homem entra com a fé e somente a fé.

PELA LAVAGEM DA REGENERAÇÃO. A raça humana estava perdida e em apuros diante da justiça divina, e, portanto, precisava de um processo radical de regeneração, uma vez que o ser humano havia perdido o rumo para o qual tinha sido criado, vivendo absolutamente para a carne e as concupiscências do mundo. Essa regeneração da alma é em essência o resgate realizado pela redenção em Cristo.

E DA RENOVAÇÃO. A regeneração tem como resultado a renovação da alma e do espírito do ser humano para novos propósitos de vida. Por isso que se faz necessário o homem nascer de novo (João 3:3,5) para que se torne em uma nova criatura perante Deus. É justamente isso que nos ensina o mesmo autor em (2 Coríntios 5:17).

DO ESPÍRITO SANTO. O agente causador desta regeneração e renovação do novo homem é efetivamente o Espírito Santo de Deus. Não se percebe facilmente a ação do Espírito do Senhor na vida das pessoas, porque sua função é glorificar o Filho de Deus, Jesus Cristo, mas é ele quem torna o pecador em um fiel servo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...