sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:4

Tito 2:4 - Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos.
PARA QUE ENSINEM. O bom testemunho das mulheres mais velhas tem um efeito pedagógico na vida das mulheres mais jovens. A partir do momento que as mulheres mais jovens perceberem que as senhoras de mais idade são sérias no seu modo de viver seguirão esse exemplo e passarão a se modularem pelo bom comportamento das mais idosas. Se as senhoras mais jovens perceberem que as irmãs mais velhas da igreja são pessoas reservadas e que buscam a santidade de vida, elas terão a tendência de viverem uma vida casta buscando em tudo agradar ao Senhor que as chamou para a santificação de vida. Essas mulheres idosas serão influenciadoras.

AS MULHERES NOVAS. Essas mulheres novas podem ser as jovens da igreja, as filhas dos cristãos que fazem parte da mocidade da igreja de Cristo. Como também podem ser as jovens senhoras casadas que fazem parte da igreja cristã. Essas mulheres mais jovens seguirão intuitivamente os bons exemplos dados pelas irmãs mais idosas da igreja, de forma que as mais jovens serão imitadoras das mais velhas. O certo é que as mais velhas servem de espelho para as mais jovens e que também serão conselheiras destas que estão entrando em uma nova experiência de senhoras recém-casadas, que terão a responsabilidade de cuidarem dos maridos e dos filhos.

A SEREM PRUDENTES. O apelo do autor é que as irmãs da terceira idade ou as mais experientes possam ensinar as mais jovens a serem pessoas simples no seu modo de viver. Elas deverão ser prudentes em tudo que fazem e que dizem principalmente na vida familiar. Esta vida prudente diz respeito às atividades espirituais, mais também a vida social e em família. A jovem senhora que age com prudência ela cuida em cumprir suas responsabilidades sociais, espirituais e familiares. Ser prudente é agir com moderação sempre, tendo a cautela de pensar antes de agir, calculando os pros e os contras, no sentido de saber que toda ação tem uma reação.

A AMAREM SEUS MARIDOS. No judaísmo era ensinado que as mulheres dedicassem todo seu amor ao seu esposo. Esse princípio também foi herdado pelo cristianismo, com a diferença da valorização da figura feminina no ceio da família. Não somente neste ponto, mas em outras referências do evangelho encontramos essa mesma recomendação às mulheres que fazem parte da igreja de Cristo, que dediquem seu amor ao seu marido. Esse amor das irmãs ao esposo se traduz em cuidado para com ele. Porque desde o princípio que Deus criou a mulher para ser uma ajudadora e companheira do seu marido. Isso inclui respeito, consideração e atenção.

A AMAREM SEUS FILHOS. Por fim, as mulheres mais jovens da igreja serão alunas das mais idosas ao perceberem o quanto elas são amorosas para com seus filhos. Muito mais amor do que ao marido, devem as mulheres cristãs dedicar todo seu amor para com o fruto do seu ventre. Elas tem essa missão dada por Deus como progenitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...