sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:6

Tito 2:6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os mais jovens precisam mesmo é de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar.

SEMELHANTEMENTE. O evangelho é completo como obra literária no tocante aos seus ensinos para todas as classes de pessoas. Tanto tem conselhos práticos para os irmãos, quanto para as senhoras casadas mais idosas, quanto para as jovens senhoras recém-casadas e para os mais jovens, moças e rapazes. Assim como anteriormente foi expresso conselhos para as outras classes de pessoas da igreja, os jovens, rapazes e moças, não poderiam ficar de fora. Quando se faz um estudo detalhado no conteúdo do evangelho de Cristo, se percebe que a vontade de Deus para os jovens é de que vivam uma vida dedicados ao reino de Deus e de Cristo.

OS JOVENS. Certamente o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças que faziam parte da igreja de Cristo, tanto na igreja de Creta, quanto em todo o mundo e em todos os tempos. Os jovens da igreja são o cartão postal do povo de Deus e é na verdade uma classe de pessoas da comunidade cristã que merecem um cuidado especial por parte do ministério e dos mais experientes da igreja. O departamento de jovens é um dos setores mais vulneráveis da igreja, uma vez que os jovens são influenciadores no meio da sociedade. Quando um jovem fracassa na fé, todos que fazem parte da sua família são atingidos direta ou indiretamente. Razão porque os jovens da igreja carecem de todo apoio do ministério e de todos os mais idosos.

A QUE SEJAM. Os mais jovens da igreja só precisam ser bem instruídos nos caminhos do evangelho para seguirem para o resto de suas vidas com um bom testemunho de seguidor do Senhor Jesus. Daí a responsabilidade dos que são mais experientes na comunidade cristã em conduzirem os jovens no bom caminho de Cristo. Como os mais jovens são atraídos por novas aventuras, por estarem em uma etapa da vida de novas descobertas, cabe os líderes da igreja, cuidarem em aproveitar isso e levarem os mais jovens a prática de atividades voltadas para o crescimento espiritual na presença de Deus. Os mais jovens tem um potencial extraordinário em realizar feitos com empenho e dedicação, basta quem sejam pelos mais velhos, bem orientados.

MODERADOS. Este deve ser o estilo de vida e o perfil que os mais jovens devem ser instruídos a viverem. Uma vida moderada é ter um testemunho de quem não vive para o embalo no qual os jovens que não são convertidos vivem. Um jovem viver uma vida moderada é viver uma vida simples, envolvido com as atividades próprias das coisas da igreja. Não se pode servir a dois senhores, ou o jovem se dedica as coisas do reino de Deus, ou se ele envolver-se com as coisas profanas do mundo, não tem como agradar a Deus. As mesmas regras que valem para os adultos valem para os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...