sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:1-2

Tito 2:1-2 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, sensatos, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.
TÚ, POREM, FALA O QUE CONVÉM. Paulo havia deixado Tito em Creta para que pusessem as coisas em ordem, e constituir cooperados para levar avante a obra de Deus naquela região. No capítulo anterior o apóstolo tinha dado várias ordens sobre como deveriam ser estes obreiros, além de falar também sobre alguns que estavam procurando ensinar coisas inconvenientes, como os judaizantes e os falsos mestres gnósticos. Neste capítulo dois, o autor começa se dirigindo em primeiro lugar ao próprio Tito, lhe aconselhando que pregasse de forma conveniente a palavra de Deus.

A SÃ DOUTRINA. Anteriormente Paulo já havia falado sobre esta doutrina. Tito 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Esta sã doutrina a que se refere o apóstolo diz respeito aos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus, como também as doutrinas ensinadas pelos apóstolos, sejam por meio da pregação oral ou por meio dos evangelhos escritos ou pelas cartas. É bem provável que neste tempo já existisse boa parte das cartas de Paulo em circulação.

OS VELHOS QUE SEJAM SÓBRIOS, SENSATOS, PRUDENTES. Agora, o autor se dirige aos mais velhos que faziam parte da igreja de Cristo em Creta. Na verdade, os mais jovens costumam seguir o exemplo dos mais experientes. Paulo diz a Tido que exorte aos mais idosos da igreja que sejam pessoas que deem bons exemplos de vida diante da sociedade, dos seus familiares e principalmente dos mais jovens. Agindo sempre com lucidez e com moderação de comportamento. Espera-se que os mais velhos em idade possam mostrar um comportamento prudente em tudo que faz e que fala.

SÃO NA FÉ. O que o apóstolo esperava dos mais idosos da igreja de Creta era de que eles gozassem de boa saúde espiritual e firmeza na fé. Saúde na fé é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. É ter plena comunhão com os céus e com os irmãos. É praticar absolutamente a confiança de que Deus é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nosso favor. Ser são na fé é se firmar cada vez mais no evangelho.

NO AMOR. O apóstolo pede que os mais velhos que fazem parte da igreja de Cristo em Creta e em qualquer parte do mundo sejam praticantes do amor fraternal. A lei de Cristo ou seja, a essência do evangelho de Cristo, nos remete em duas direções. Primeira em direção a Deus, o amando acima de qualquer coisa e depois em direção a prática do amor fraternal para com os domésticos da fé e para com todos. Quem diz que é um cristão e não ama o seu próximo, precisa se converter ou nascer de novo.

E NA PACIÊNCIA. Sadios na fé, praticante do amor fraternal e controlados pela paciência. O que o autor está dizendo é que os mais idosos precisam ter auto controle sobre suas ações e palavras. Eles precisam dar exemplo de suportabilidade nas provações, a fim de que os mais jovens vejam isso e se firmem nos caminhos do Senhor também. Os mais velhos são espelhos para os mais jovens, a partir do momento em que refletem bons exemplos de seguidores de Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...