sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Tito 1:5

Tito 1:5 - Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei.
POR ESTA CAUSA TE DEIXEI EM CRETA. Neste ponto de sua epístola Paulo começa uma nova seção dando explicações a Tito, sobre como organizar a igreja de Cristo que estava em Creta, como também combater contra falsos doutores que estavam se infiltrando naquela igreja. Creta, essa é uma ilha montanhosa que fica no mar Mediterrâneo ao sul do mar Egeu. Tem cerca de duzentos e cinquenta quilômetros de cumprimento e de largura, varia de onze a cinquenta e seis quilômetros. Paulo fez um parada em Creta, antes de seu primeiro período de aprisionamento em Roma, onde aconselhou aos marinheiros que passassem o inverno, não tomaram seu conselho e tiveram que enfrentar naufrágio, coisa que poderia ter sido evitado.

PARA QUE PUSESSES EM ORDEM. Razão porque o apóstolo deixou seu filho na fé, naquela cidade. Paulo era um missionário e a função de um missionário é pregar as boas novas do evangelho onde Cristo ainda não é conhecido, depois fundar uma igreja e preparar obreiros locais para tomares conta das atividades da igreja local e partir para outro campo missionário. O apóstolo deixou o exemplo de como ser um verdadeiro missionário do reino de Deus e como fazer missões de verdade. O apóstolo preparou Tito para ser o líder daquela igreja e o consagrou ao ministério para que ele administrasse as atividades da igreja local de Creta. Era costume de Paulo agir assim.

AS COISAS QUE AINDA RESTAM. O missionário só partia para outro campo missionário depois de organizar a comunidade local como uma igreja. Certamente ele já havia pregado o evangelho de Cristo para todos os cidadãos daquela cidade, falando sobre Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus que veio ao mundo como enviado do Pai para salvar a humanidade perdida. Provavelmente já tinha consagrado um corpo ministerial para ajudar a Tito a cuidar da organização eclesiástica e do ensino da palavra de Deus. Mas como faltavam ainda alguns detalhes, Paulo designou ao seu filho na fé, que concluísse o que ainda restava para ser organizado e feito.

E DE CIDADE EM CIDADE ESTABELECESSES PRESBÍTEROS. Pela expressão usada por Paulo, é possível que a ilha de Creta fosse constituída por várias cidades ou Tito era um bispo que supervisionava uma área muito maior do que a ilha de Creta. Presbíteros, essa era uma função ministerial, onde o ancião era designado para exercer o governo eclesiástico de uma igreja local. Mas ele também poderia exercer a função de bispo ou supervisor de uma área geográfica com várias igrejas. Paulo era tipo bispo geral.

COMO JÁ TE MANDEI. Mesmo tendo que partir para cumprir missões e visitar outras igrejas já fundadas por ele, Paulo deixava tudo bem projetado e planejado, como deveriam agir os líderes locais em cada comunidade cristã. E tendo deixado Tito em Creta, ele também deixou recomendações de como seu filho na fé devia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...