sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:5

Tito 2:5 - A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
A SEREM MODERADAS. A carta foi dirigida a Tito que era o líder da igreja cristã na cidade de Creta. Ele devia ensinar as mulheres mais velhas a darem bons exemplos de vida cristã para as mulheres mais jovens. Estas senhoras mais jovens deveriam ser moderadas, e isso nos leva a pensar que elas tinham como lema de vida viverem de forma equilibrada no que concerne as atividades religiosas. Como eram jovens senhoras recém-casadas precisam cuidar em primeiro plano de solidificar seus lares. Até porque o começo de um matrimônio é a base para sustentação do casamento.

CASTAS. Esse deve ser um comportamento de quem deve zelar pela sua estrutura familiar no que concernem as senhoras mães de família e esposas. Uma esposa casta é aquela que faz dedicação absoluta aos seus deveres como gerenciadora do lar, como uma verdadeira mãe de família e uma esposa ideal. Em outras referências do evangelho se exorta a que as mulheres cristãs não fiquem batendo perna de casa em casa em atividades de falatórios e caluniando a vida dos outros. Há um conceito na sociedade que as mulheres falam demais, coisa que entre as cristãs não pode ser.

BOAS DONAS DE CASA. Neste ponto, o autor foi direto ao assunto por ele abordado indicando como deve ser uma serva de Deus. Boa dona de casa, que é aquela que cumpre de forma plena suas funções como dona de casas. É aquela esposa que cuida bem dos seus afazeres domésticos, é uma mãe cuidadosa para com as crianças, além de fazer com amor e dedicação suas obrigações como boa esposa. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis. É isso que se espera da mulher cristã. É que ela se posicione como adjuntora dos seus filhos e companheira do seu marido.

SUJEITAS A SEUS MARIDOS. No judaísmo, se defendia uma sujeição incondicional da mulher aos seus maridos, que na conjuntura atual pode-se dizer que havia um censo de escravidão. Já no cristianismo, a figura feminina veio a ser valorizada como alguém que participa em pé de igualdade ao seu marido, mesmo com o reconhecimento de que ela deva reconhecer que o homem é o cabeça no lar. Neste tempo, ainda existiam resquícios de machismo exagerado dentro da estrutura familiar.

A FIM DE QUE A PALAVRA DE DEUS. O conselho do apóstolo era para que a harmonia reinasse entre os casais. Todo casal cristão deve colocar como ponto de apoio na convivência familiar à palavra de Deus. O evangelho é completo e contem mandamentos e ensinamentos para todas as áreas da vida. A palavra de Deus deve ser usada como um manual em que as famílias podem e devem se utilizar dela como base para a construção de uma família sólida. É só seguir o que está escrito.

NÃO SEJA BLASFEMADA. A realidade é que a sociedade se escandaliza ao ver que os lares cristãos vivem em pé de guerra por descumprirem e desonrarem a palavra de Deus. A partir do momento em que os vizinhos ou conhecidos de um lar cristão percebem que eles não são praticantes do evangelho de Cristo, os incrédulos passam a blasfemar da palavra de Deus. Isso porque o casal cristão deve ser um bom exemplo de boa convivência diante da sociedade. É o que se espera e deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...