terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tito 1:16

Tito 1:16 - Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
CONFESSAM QUE CONHECEM A DEUS. Continuam as denúncias do escritor contra os dois grupos que vinham prejudicando a igreja de Cristo na ilha de Creta e região onde Tito era supervisor ou bispo. E neste ponto o apóstolo nos faz saber que tanto os judaizantes defensores do judaísmo, como também os falsos mestres gnósticos faziam parte da comunidade cristã. Estes confessavam de que faziam a vontade de Deus e que seus ensinos eram baseados nos conhecimentos que tinham de Deus. Andavam de casa em casa buscando semearem suas ervas daninhas das heresias por eles anunciadas. Até davam testemunho de que eram discípulos de Deus, mas o objetivo de suas atividades era afastar os cristãos do evangelho das boas novas.

MAS NEGAM-NO COM AS OBRAS. Paulo nos deixou o ensino por meio deste texto de que nem mesmo pelo fato de alguém dar testemunho de que é um servo de Deus, pode na verdade ser. Porque mais forte do que palavras é o testemunho de vida pelo que a pessoa faz. Não adianta ser um cristão confesso apenas e não um cristão prático. Quem tem boca diz o que quer, principalmente para enganar os outros, mas o certo é que ninguém consegue enganar a Deus. E o tempo é um fator importante na comprovação de que os feitos em consonância com a vontade de Deus é quem vai dizer quem é quem. Os opositores do cristianismo confessavam de que conheciam a Deus, mas o que eles estavam fazendo comprovava o contrário de suas palavras.

SENDO ABOMINÁVEIS. Estes hereges sobre os quais Paulo tenta combater eram detestáveis pelo que estavam fazendo contra o evangelho de Cristo. Uma coisa abominável é algo que causa nojo e náusea só de olhar, quanto mais cheirar. Biblicamente falando é algo que Deus não aceita, mas repudia porque é totalmente contrário a sua vontade. Estas duas facções (Manutenção do judaísmo dentro do cristianismo e o gnosticismo) investiram pesado contra o cristianismo em seus começos. E o temor que Paulo tinha era de que eles conseguissem êxito em suas investidas, uma vez que a igreja sempre foi composta de pessoas simples da sociedade. Enquanto que estes mestres heréticos eram muito perigosos e astutos.

E DESOBEDIENTES. Existe o erro por inocência ou por falta de conhecimento. Mas o que os judaizantes e os falsos mestres gnósticos estavam fazendo contra a nova aliança de Cristo com a igreja era algo programa e planejado. Por um lado, os defensores do judaísmo, não aceitavam que o cristianismo fosse substituir a sua religião. E por outro lado, o império romano investia de forma camuflada por meio do gnosticismo para tentar transformar o cristianismo em mais uma religião cultural, onde o conhecimento secular era mais importante do que os mistérios do reino de Deus. Gnosticismo vem de gnose, que é conhecimento esotérico e com base no asceticismo, e não no conhecimento de Deus e de sua soberana vontade.

REPROVADOS PARA TODA BOA OBRA. A boa obra a que se refere o escritor diz respeito à obra genuína do reino de Deus e do evangelho. Os judaizantes em vez de ficarem tentando levar a igreja para o judaísmo, deviam era pregar o evangelho de Cristo. Assim como os gnósticos, deviam era ajudar a Tito na obra de Deus lá em Creta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...