sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:7

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.
EM TUDO. No texto anterior o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças. Como Tido era um jovem líder da igreja de Creta, Paulo recomenda que ele antes de dar conselhos aos demais jovens, ele mesmo deve em tudo ter uma vida exemplar diante da igreja de Cristo e da sociedade, a fim de que os demais possam seguir o seu bom exemplo de vida. Sendo Tito um exemplo de vida cristã ideal, ele teria autoridade para pregar a doutrina no evangelho para os demais que estavam sob sua supervisão.

TE DÁ POR EXEMPLO. É justamente o que se esperava de um líder, era de que ele desse o exemplo para que os seus liderados pudesse seguir os seus ensinos. Comumente as pessoas desenvolvem o habito de seguir o exemplo dos seus mestres. Paulo escrevendo em 1 Coríntios 11:1 – Ele disse: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. O exemplo de vida que um líder dá serve mais como lição do que milhões de palavras em forma de teoria. Um mau testemunho de um líder pode levar a muitos ao erro. Portanto, Tito tinha a responsabilidade de ser um espelho.

DE BOAS OBRAS. Não somente o apóstolo Paulo, mas também a Igreja de Creta esperavam que Tido fosse um líder praticante de boas obras. A lei de Cristo nos leva em duas direções, a primeira ao amor incondicional que devemos ter para com o nosso Deus e Pai. E a segunda é que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. E este amor fraternal que deve haver entre os seguidores de Cristo se percebe por meio de boas ações que praticamos para com todos e com os irmãos.

NA DOUTRINA. Certamente o autor está se referindo ao conjunto de normas e mandamentos deixados por Cristo e transmitidos pelos apóstolos. Principalmente por Paulo que foi u grande apóstolo dos gentios, e como tal foi o fundador da igreja de Creta, assim como de muitas outras. É bem provável que o apóstolo se refira a boa parte de suas cartas que já circulavam pelas igrejas, assim bem como seus ensinos transmitidos de forma oral, quando esteve presente entre os irmãos de Creta.

MOSTRA INCORRUPÇÃO. Na doutrina mostra incorrupção. Paulo recomenda a Tido que ele ensina a doutrina sem alteração, assim como ele recebeu do próprio apóstolo. Aquilo que estava escrito nas cartas, bem como tudo que Paulo ensinou pessoalmente na igreja de Creta, devia se conservado na sua integra, sem ser adulterado, nem transtornado, como faziam os judaizantes e os mestres gnósticos. Tido não podia nem devia interpretar de maneira distorcida as doutrinas cristãs.

GRAVIDADE, SINCERIDADE. A palavra gravidade neste ponto se refere à autoridade. Com isso entendemos que o autor manda que Tido pregue a doutrina cristã com autoridade, até porque ele estava falando das coisas escritas por Paulo, que também era um apóstolo de Cristo. A igreja de Creta tinha que perceber que Tido estava ensinado com sinceridade, sem a manipulação do conteúdo da palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...