sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Tito 3:3

Tito 3:3 - Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
PORQUE TAMBÉM NÓS ÉRAMOS. Este texto responde ao que foi escrito no texto anterior em que o autor descreve sobre a necessidade de servos mansos no tratamento para com os outros. Se hoje nós somos pessoas que se esforçam para vivermos uma vida mais justa, não podemos nos esquecer de que antes de nos convertermos ao evangelho de Cristo, vivíamos como os incrédulos vivem no mundo. De forma que eu não posso condenar os outros, por aquilo que eu fazia quando ainda estava na mesma situação do meu próximo. Deve haver compreensão nisto.

NOUTRO TEMPO INSENSATOS. Quem éramos nós antes de se convertermos ao evangelho da graça? Éramos justamente iguais em comportamento e modo de vida aos que hoje ainda estão vivendo para as paixões da carne. Não tínhamos sensibilidade para as coisas do reino de Deus, porque éramos programados, como qualquer homem natural, a vivermos somente para as coisas desta vida e deste mundo. O homem natural não tem sensibilidade para as coisas do Espírito de Deus, porque desde a mais tenra idade já é programado a ser mundano e terreno. E vive em torno dos seus sentidos físicos.

DESOBEDIENTES EXTRAVIADOS. Quem éramos nós antes de nos convertermos ao evangelho? Pessoas desobedientes aos mandamentos de Deus, sem dar nenhuma importância ao evangelho da libertação nem acreditar nas coisas de que falam as escrituras. Desobedientes também as leis civis do nosso país e transgressores das leis dos homens. Transviados dos bons costumes e de tudo que representa a ética cristã e social, até porque o homem natural sempre que tem oportunidade de tirar proveito pessoal de qualquer situação, ele não se importar com nenhuma regra ética ou moral.

SERVINDO A VÁRIAS CONCUPISCÊNCIAS E DELEITES. Antes de passarmos pelo processo do novo nascimento éramos pessoas dominadas pelas várias concupiscências carnais. Quando vivemos de conformidade com o evangelho, vivemos para o espírito e para a alma, mas aqueles que vivem para os deleites da carne, procuram satisfazer aos vícios mais degradantes da sociedade. Porque o espírito busca as coisas de Deus, enquanto que a carne busca os prazeres do mundo.

VIVENDO EM MALÍCIA E INVEJA, ODIOSOS. Essas são características próprias daqueles que ainda não se converteram pelo poder do evangelho de Cristo. O homem natural é dominado pela malícia, se deixa levar pela inveja para com o seu semelhante e o seu coração tem facilidade de ser infectado pelo ódio e pela raiva.

ODIANDO-NOS UNS AOS OUTROS. Antes de sermos transformados em uma nova criatura pela influencia do evangelho das boas novas, o que prevalecia em nossos corações era o ódio por aqueles que de alguma maneira nos faziam oposição ou nos contrariasse. Quem não tem Deus em sua vida, só pensa em prejudicar o seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...